Uern forma alunos de 12 cursos de graduação de quatro faculdades

Em solenidade de colação de grau realizada no Requinte Buffet, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entregou ao mercado de trabalho 140 novos profissionais graduados em 12 cursos do Campus Mossoró. A solenidade foi presidida pela reitora Cicília Maia.

Colaram grau estudantes de Letras em três habilitações (Português, Inglês e Espanhol) e Música (FALA); Serviço Social (FASSO); Pedagogia (FE);  Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) e Ciência da Computação (FANAT).

Um dos oradores das turmas foi Eduardo Barbosa Freire, do curso de Letras com habilitação em língua espanhola. Ele lembrou dos desafios de fazer a graduação em meio a pandemia de covid-19. “Quero prestar homenagem a colegas, amigos e familiares que sofreram com a doença”, declarou.

Ele também reforçou a mudança que a Uern provocou na vida dele e dos colegas. “Ao longo dessa jornada aprendemos sobre resiliência, trabalho em equipe e que as maiores realizações são com trabalho e perseverança”, concluiu.

Outro orador foi Jaislam Ramalho da Silva, do curso do curso de Serviço Social. “Tivemos que superar o desafio do ensino remoto e depois disso finalmente o calor humano da universidade e os trabalhos foram surgindo, os seminários, os trabalhos e os fichamentos”, lembrou.

Paraninfa das turmas  das faculdades de Serviço Social e Ciências Exatas e Naturais, a professora Dra. Sâmya Rodrigues Ramos destacou a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade. “Nosso lema é o compromisso com a educação que ultrapassa as nossas salas de aula”, frisou.

Ela ainda destacou a o papel da Uern e dos que construíam a história da instituição. “A Uern só é possível graças a luta de docentes, técnicos e discentes”, reforçou.

O professor Dr. Alex Carlos Gadelha, paraninfo das faculdades de Educação e de Letras e Artes. Ele destacou a importância dos professores na vida das pessoas. “Vocês serão motivados a se tornarem referências a tantas outras pessoas”, declarou. “Busquem especializar-se nas áreas que se identifiquem ou façam uma segunda graduação e não parem de se qualificar”, complementou.

“Nunca assinem o pacto da mediocridade dos professores que fingem que ensinam. Ajam e promovam uma educação que valorize a vida, a qualidade e a busca pelo conhecimento”, aconselhou.

O discurso de encerramento foi proferido pela reitora Cicília Maia. “Nessa colação de grau honramos os anos de esforço de cada um para vocês e eu e o professor Chico, nosso vice-reitor, ficamos muito felizes vendo o início da jornada de vocês”, disse. “Ao receberem esses diplomas vocês se tornam parte de uma comunidade seleta de formados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

Ela lembrou que a Uern já graduou 56 mil profissionais. “Como estaria o nosso estado sem esses profissionais formados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte?”, indagou. “Vocês carregam esse orgulho e são embaixadores dos valores da nossa universidade”, complementou.

Cicilia ainda falou sobre as dificuldades causadas pela pandemia e resgatou memória do professor Luiz di Souza, primeira vítima da covid-19 no Rio Grande do Norte.

A reitora também incentivou a solidariedade. “Nossos irmãos gaúchos estão sofrendo e precisam da ajuda de todo o Brasil. Muitas pessoas perderam tudo e vão precisar recomeçar. Muitas vezes um pequeno gesto pode ser um grande gesto para aquelas pessoas”, avaliou.

No final do discurso ela ainda convidou os novos graduados a voltarem à Uern como alunos de pós-graduação, técnicos e professores.

Fotos: Rodrigo Oliveira/Agecom