...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN forma agentes para primeiros socorros no presídio federal

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Faculdade de Enfermagem (FAEN), realizou nesta sexta-feira, 14, a aula inauguração do curso “Suporte básico de vida para carcereiros no Presídio Federal”.  A instituição está formando a primeira turma, das três previstas.

Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido a partir de instruções fornecidas a agentes carcerários. O objetivo é otimizar as ações de primeiros socorros oferecidas pelos profissionais diante de incidentes com múltiplas vítimas, muitas vezes ocasionados pelos próprios apenados.

Nestes casos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) deve ser acionado. Contudo, os carcereiros que prestam assistência direta aos presos oferecem os primeiros socorros até que a unidade especializada chegue ao local.  “A chegada do socorro especializado ao local, dada a localização do presídio, pode levar de 15 a 30 minutos, tempo essencial para a manutenção da vida”, explica o coordenador do projeto, professor Johny Carlos de Queiroz. Assim, segundo ele, o atendimento prestado pelos carcereiros pode evitar ou reduzir sequelas e em alguns casos, a remoção do apenado para um hospital.

A parte teórica do curso foi iniciada há quatro meses. A partir da próxima semana, os agentes penitenciários vão poder aplicar a prática, em caso de necessidade. Inaugurado em 2010, o presídio tem cerca de 200 agentes. A UERN quer qualificar pelo menos a metade desses servidores.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support