Uern forma 20ª turma do curso de medicina

Na noite desta terça-feira, 8 de outubro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) entregou 22 novos médicos ao mercado de trabalho.

É a 20ª turma do curso criado em 2004 e que tem duas entradas semestrais desde o início.

A solenidade ocorreu no Requinte Buffet sob presidência da reitora Cicília Maia.

O juramento de Hipócrates foi proferido pela graduanda Danielle Correia Furtado. Já a oradora da turma foi Fernanda Maria Viana do Amaral que destacou a realização de sonhos em seu discurso. “Nessa noite enquanto formando estamos realizando o sonho que é nosso e de nossos parentes que estão aqui conosco”, frisou. “Para uns é um sonho de criança. Para outros é uma oportunidade de mudança de rota após já ter uma profissão”, complementou.

Ela também lembrou a diversidade da turma com estudantes de várias partes do país, do “Rio Grande do Sul ao Ceará”.

Fernanda ainda lembrou das dificuldades causadas para pandemia e suas aulas on line. “Mas como disse no começo: nós tínhamos um sonho e as tecnologias se tornaram aliadas. O que parecia uma barreira se tornou uma oportunidade”, lembrou a oradora que se emocionou em diversos momentos do discurso.

Após a graduanda Danielle Correia Furtado receber a Comenda do Mérito Acadêmico, o professor Dr. Álvaro Marcos Pereira Lima proferiu discurso como paraninfo da turma.

Professor de fisiologia humana, Álvaro lembrou da primeira aula cujo tema foi sensibilidade. “Sensibilidade é perceber os diversos estímulos aos quais somos compartilhados. Mas também mostrei que vai muito além do conceito”, recordou.

“Trago de vocês as melhores lembranças. Uma turma grande em quantidade e qualidade”, frisou lembrando da relação de amizade que criou com a turma.

O discurso de encerramento foi proferido pela reitora Cicília Maia que destacou o potencial transformador da Uern. “Vocês são e sempre serão os pilares da nossa instituição. Temos o primeiro curso a formar médicos no interior do Rio Grande do Norte”, frisou.

Ela ainda destacou o ex-reitor Milton Marques e a ex-governadora Wilma de Faria (ambos já falecidos) além do ex-reitor Walter Fonseca e da ex-deputada federal Sandra Rosado, criadores do curso. “Há 20 anos eu ainda era estudante e diziam que Mossoró não tinha como ter um curso de medicina e hoje estamos na 20ª turma”, lembrou.

“Precisamos da ousadia daquelas pessoas que em 1968 bateram na mesa e criaram essa universidade e das pessoas que há 20 anos criaram o curso de medicina”, reforçou.

Além de receber os diplomas, os novos médicos já saíram com o registro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern).

De pai para filha

Além da emoção do sonho de se tornar médico realizado, a nova profissional de saúde Joyce Lopes teve a alegria de colar grau tendo o pai dela como um de seus professores ao longo do curso.

Ela é filha do professor Alcivan Melo que não escondeu a alegria de ver uma filha se formar tendo ele como um de seus mestres. “É um momento de realização. A gente que trabalha na universidade e sabe da seriedade de toda a instituição para formar o bom profissional. É um sentimento de muita gratidão e de reconhecimento de que a UERN tem grandes potenciais”, celebrou.

Joyce destacou o papel do pai como exemplo em sua vida. “É uma sensação de que estou seguindo o exemplo que ele deixou para mim. É muita gratidão a ele e minha família por ter chegado aqui”, frisou.