Uern faz chamamento público para compor Rede Universitária de prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está fazendo um chamamento público para os membros da comunidade acadêmica compor a Rede Universitária de prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres.

A ideia é integrar alunos, docentes e técnicos administrativos que possam desenvolver ações, projetos, programas, núcleos, grupos de pesquisa e outras formações símiles que contribuam para o alcance dos princípios e fins da política estabelecida na Resolução nº 41/2022 – CD, que aprova a política de prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres no âmbito da Fuern e da Uern.

Um dos principais objetivos da iniciativa é interromper o ciclo da violência, incentivando as mulheres a denunciarem as agressões e abusos sofridos. Além disso, a ação visa o alcance do 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que trata da igualdade de gênero.

A Rede Universitária integrará o observatório que será disponibilizado na página da Uern contendo pesquisas, projetos, ações, dentre outras iniciativas que sejam associados à temática violência contra às mulheres.

O chamamento público encerra a programação do Agosto Lilás 2023, que realizou uma série de atividades voltadas para alertar a sociedade sobre a importância do envolvimento de todos no combate à violência contra a mulher.

A campanha Agosto Lilás é desenvolvida pela Uern numa parceria entre o Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (Nem), Ouvidoria da Uern, Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), dentre outros setores da Universidade.

Os interessados em compor à rede podem preencher o formulário, disponível aqui.