A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou acolhimento para os estudantes que fizeram neste domingo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Da Uern, 926 estudantes de 31 cursos de licenciatura nos campi de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Caicó e Patu estavam aptos a realizarem o Enade em 2024. “O acolhimento que ocorre no momento da prova visa chegar próximo ao aluno para dar o nosso apoio e demonstrar a nossa confiança nos nossos processos formativos e deixar sucesso na prova”, afirmou o avaliador institucional Wendson Dantas.
“O acolhimento é para mostrar que estamos com os alunos até a última etapa. O evento foi um sucesso em todos os campi em que a Uern tem cursos de licenciatura”, acrescentou.
A reitora Cicília Maia esteve presente no acolhimento aos estudantes e manifestou empolgação com a perspectiva de um bom desempenho. “Estivemos reunidos com toda a nossa comunidade acadêmica para apoiar os nossos estudantes. Quero aqui fazer um agradecimento e reconhecimento a todos os nossos chefes de departamento, diretores e todos que se dedicaram para que esse momento fosse o mais acolhedor possível. Estamos aqui na expectativa de uma nota que coloque a nossa universidade onde ela merece estar”, analisou.
Os estudantes destacaram a importância do momento para eles e a responsabilidade que têm com a Uern. “Nós temos uma responsabilidade muito grande pois nesses quatro anos a gente vem trabalhando para conseguir elevar o nível do curso de pedagogia da Uern. É sempre uma alegria encontrar os professores dando todo esse aparato e é bom ver que eles têm uma preocupação com a gente além da sala de aula”, afirmou a estudante de pedagogia Tainara Biserra.
André Rebouças do curso de letras na modalidade Ensino à Distância (EAD) disse viver uma grande expectativa. “Esse momento a gente reúne tudo que a gente viveu na graduação. É um momento em que a gente vai dar esse feedback para a instituição do que a gente adquiriu nesses quatro anos”, acrescentou.
O estudante Manoel Marley, do curso de ciência biológicas, classificou o acolhimento como “maravilhoso”. “Esse acolhimento é maravilhoso. Os nossos professores passaram quase quatro anos e estou adorando a recepção da reitora. A gente fica ansioso por essa responsabilidade de auxiliar na avaliação do curso”, comentou.
O Enade é um componente curricular obrigatório. Na Uern a Avaliação Institucional em parceria com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) trabalham junto aos cursos desde a concepção do projeto pedagógico em uma ação permanente de melhoria da qualidade do ensino e qualificação do aluno.