Cones espalhados em pontos estratégicos do Campus Central da UERN delimitam a passagem de veículos. A estrutura móvel, instalada há uma semana, serve de teste para a implantação de uma rotatória e de algumas barreiras que irão disciplinar o tráfego no local.
A medida, que já estava prevista no Plano Diretor da UERN, foi priorizada em atendimento ao pedido da classe estudantil, após o triste acidente ocorrido em setembro deste ano que tirou a vida da estudante Brenna Sonária.
O assessor de Obras da UERN, engenheiro Osmídio Dantas, explica que neste primeiro momento a equipe está orientando a comunidade acadêmica e analisando a adaptação às mudanças no trânsito. No segundo momento, haverá um trabalho de conscientização, que contará com o apoio dos estudantes, com envolvimento do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
A estudante Jéssica Marina, vice-presidente do DCE e integrante do movimento de alunos do curso de Pedagogia, fala sobre a iniciativa: “A gente sabe que este é só o início e ainda faltam algumas mudanças, principalmente em benefício dos pedestres, mas é importante que essas ações ocorram”, afirmou Jéssica Marina.
O vice-reitor Aldo Gondim acompanha de perto todo o planejamento em torno da reorganização do trânsito. “A gente analisa essa proposta de forma positiva. Nós estamos acompanhado o movimento em horários de pico, principalmente no período da noite… as pessoas estão entendendo e respeitando”, afirmou Aldo Gondim, ressaltando que o Plano Diretor prevê estacionamento de ônibus na área externa do Campus.
Sobre as mudanças em vigor, Osmídio Dantas explica que no Centro de Convivência, para facilitar a visibilidade de pedestres e condutores, as árvores foram podadas. Também estão previstas melhorias na iluminação e na rede elétrica. Para o início de 2015 estão alocados recursos de mais de R$ 1 milhão de emenda parlamentar para obras de acessibilidade, pavimentação, construção de calçadas, rampas e sinalização horizontal. “Para a sinalização vertical estamos buscando parcerias com empresas como a Petrobras”, explicou Osmídio.
Caroneiros – Hábito comum no Campus Central, com a construção da rotatória, os pedidos de carona terão que ser feitos próximo à parada de ônibus. “Lá é o local correto, além de ser mais seguro para nossos alunos”, afirma Aldo Gondim.
Plano Diretor será apresentado até o fim do ano
Todas as mudanças em execução no Campus Central constam no Plano Diretor da UERN, cujo projeto final será apresentado até o fim do ano.
Novas construções, inclusive com a transferência de prédios administrativos para o Campus Central, novas áreas de convivência, Centro de Artes Integradas e um Teatro, estão previstas no Plano Diretor.