...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN executa ações para regulamentar trânsito no Campus Central

Cones espalhados em pontos estratégicos do Campus Central da UERN delimitam a passagem de veículos. A estrutura móvel, instalada há uma semana, serve de teste para a implantação de uma rotatória e de algumas barreiras que irão disciplinar o tráfego no local.

A medida, que já estava prevista no Plano Diretor da UERN, foi priorizada em atendimento ao pedido da classe estudantil, após o triste acidente ocorrido em setembro deste ano que tirou a vida da estudante Brenna Sonária.

O assessor de Obras da UERN, engenheiro Osmídio Dantas, explica que neste primeiro momento a equipe está orientando a comunidade acadêmica e analisando a adaptação às mudanças no trânsito. No segundo momento, haverá um trabalho de conscientização, que contará com o apoio dos estudantes, com envolvimento do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A estudante Jéssica Marina, vice-presidente do DCE e integrante do movimento de alunos do curso de Pedagogia, fala sobre a iniciativa: “A gente sabe que este é só o início e ainda faltam algumas mudanças, principalmente em benefício dos pedestres, mas é importante que essas ações ocorram”, afirmou Jéssica Marina.

O vice-reitor Aldo Gondim acompanha de perto todo o planejamento em torno da reorganização do trânsito. “A gente analisa essa proposta de forma positiva. Nós estamos acompanhado o movimento em horários de pico, principalmente no período da noite… as pessoas estão entendendo e respeitando”, afirmou Aldo Gondim, ressaltando que o Plano Diretor prevê estacionamento de ônibus na área externa do Campus.

Sobre as mudanças em vigor, Osmídio Dantas explica que no Centro de Convivência, para facilitar a visibilidade de pedestres e condutores, as árvores foram podadas. Também estão previstas melhorias na iluminação e na rede elétrica. Para o início de 2015 estão alocados recursos de mais de R$ 1 milhão de emenda parlamentar para obras de acessibilidade, pavimentação, construção de calçadas, rampas e sinalização horizontal. “Para a sinalização vertical estamos buscando parcerias com empresas como a Petrobras”, explicou Osmídio.

Caroneiros – Hábito comum no Campus Central, com a construção da rotatória, os pedidos de carona terão que ser feitos próximo à parada de ônibus. “Lá é o local correto, além de ser mais seguro para nossos alunos”, afirma Aldo Gondim.

Plano Diretor será apresentado até o fim do ano

Todas as mudanças em execução no Campus Central constam no Plano Diretor da UERN, cujo projeto final será apresentado até o fim do ano.
Novas construções, inclusive com a transferência de prédios administrativos para o Campus Central, novas áreas de convivência, Centro de Artes Integradas e um Teatro, estão previstas no Plano Diretor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support