A equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) esteve no Campus de Assú para discutir ações de pesquisa, inovação e empreendedorismo na unidade. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 19.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, observou que a Uern Assú tem importante colaboração na difusão da pesquisa e na produção científica na região do Vale do Açu. “O Campus de Assú é bastante atuante na área de produção científica, a unidade tem periódicos, laboratórios, cursos de pós-graduação. A proposta é avançar ainda mais no estímulo a inovação e empreendedorismo”, declara.
De acordo com a chefe do setor de incubadoras da Propeg, Edigleyce de Lima, o encontro é uma oportunidade para discutir com a equipe da Uern em Assú projetos em potencial para instalar incubadoras na Unidade. “Hoje temos três incubadoras, sendo uma no Campus Central, uma em Pau dos Ferros e uma em Natal. Nosso intuito é ampliar as ações de incubadoras na Uern Assú”, afirma.
Outro ponto discutido na reunião foi o estímulo à criação de empresas juniores na Unidade. O prof. Dr. Manoel Cirício, do curso de Geografia do Campus de Assú, apoiou a iniciativa, ressaltando a importância de também debater propostas de empresas juniores voltadas para cursos de licenciatura.
“Quando se pensa em criação de empresas, em empreendedorismo, acabamos remetendo a cursos de bacharelados, na área de economia. Daí, é fundamental esse momento para quebrar esse estigma e pensarmos em estimular empresas juniores e empreendedorismo nos cursos de licenciatura, aumentando o leque de opções de prática para nossos graduandos”, destaca Cirício.
A profa. Dra. Francisca Ramos, do curso de Letras do Campus de Assú, sugeriu uma capacitação com os professores sobre o funcionamento e a essência de empresas juniores para fundamentar as ações de incentivo e orientação aos discentes. A ideia foi acatada pela equipe da Propeg, que irá organizar uma capacitação com professores e técnicos-administrativos de Assú para alinhar os alicerces para fundamentar o fomento de empresas juniores na Unidade, além de orientar sobre incubadoras, produção intelectual, entre outros temas relacionados à inovação.
Para o diretor da Uern Assú, Augusto Sérgio de Oliveira, a reunião foi bastante positiva para otimizar as ações de pesquisa, pós-graduação e inovação no Campus.
Texto de Adriana Morais