A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) assinou nesta segunda-feira (11), dia do advogado, um protocolo de intenções com a Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) e com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) para a realização do projeto “Grandes Nomes, Grandes Temas”, que traz para Mossoró, os grandes nomes do direito brasileiro com o objetivo de promover eventos formativos na área jurídica discutindo assuntos atuais entre estudantes e magistrados.
A palestra inaugural foi com o doutor em Direito, Daniel Sarmento, que abordou o tema “Igualdade e Diferença”. Segundo ele, igualdade e diferença não são antíteses, mas se complementam, e a sociedade brasileira continua desigual, mas é menos desigual que há décadas atrás. “O problema da desigualdade não é o que se discute, mas o que se vê como absolutamente natural”, afirmou o conferencista.
O reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes, ressaltou a importância do evento no sentido de ser uma oportunidade de unir todos os estudantes que desejam externar os conhecimentos adquiridos. Segundo o reitor, o desafio é apresentar um ensino superior que vá além das quatro paredes da sala de aula. Ele agradeceu a confiança da ESMARN e do TJRN, e lembrou que este é o terceiro momento em que UERN e Tribunal de Justiça assinam um convênio. “Já assinamos convênio para a realização de estágios dos alunos de direito e para a prática jurídica da UERN funcionar na sede do antigo Fórum. Agora, estamos realizando esse ciclo de palestras onde a UERN se orgulha em ser parceira”, afirmou o reitor.
O Diretor da ESMARN, Des. Expedito Ferreira avaliou positivamente o início do projeto. “Representa um grande avanço entre a UERN e a ESMARN em trazer mensalmente um grande nome e apresentar um grande tema para toda a classe jurídica de Mossoró. Foi um desafio essa primeira palestra, mas tivemos êxito, com a lotação do teatro que possui em média 700 lugares”, avaliou o desembargador.
O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Aderson Silvino, lembrou que acompanha a UERN desde sua fundação e homenageou o ex-reitor Elder Heronildes, que estava na plateia, pelas lutas e conquistas de sua gestão. Ele afirmou que desde que assumiu a presidência do TJ tem buscado de colaborar com a UERN. “Vi essa instituição nascer e se desenvolver. Essa assinatura é o início de uma caminhada que engrandece a todos que fazem a UERN e o poder judiciário”.
Doutor Honoris Causa – Em 28 de setembro, por ocasião da Assembleia Universitária, o desembargador Aderson Silvino irá receber a UERN o título de Doutor Honoris Causa. Ele agradeceu a homenagem da instituição e se disse honrado com a homenagem. “A Universidade foi muito generosa comigo em me conceder o honroso título de Doutor Honoris Causa. Virei no dia 28, com muita alegria, receber essa homenagem”, afirmou o presidente do TJ.