...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern entrega resultado da eleição para reitoria à governadora Fátima Bezerra

A reitora Cicilia Maia e o vice-reitor Chico Dantas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) fizeram a entrega oficial do resultado da eleição para Reitoria e Vice-Reitoria à governadora do Estado, e chanceler da Uern, professora Fátima Bezerra, responsável pela nomeação para os cargos. A posse ocorrerá no dia 28 de setembro de 2025, durante a Assembleia Universitária.

O pleito, realizado no dia 18 de março, foi marcado por uma votação histórica. Com ampla participação da comunidade acadêmica – 79,19% dos docentes, 91,2% dos técnicos e técnicas administrativas e 22% dos discentes –, a chapa única formada pela professora Cicília Maia e pelo professor Chico Dantas foi reeleita para um novo mandato de quatro anos à frente da Uern.

Além de ser a primeira eleição com candidatura única, esta também foi a primeira eleição da Uern sem a obrigatoriedade da lista tríplice. A mudança foi possível graças à sanção da Lei Estadual nº 10.998/2021, em 28 de setembro de 2021, pela governadora Fátima Bezerra, que garantiu à Uern o direito de escolher de forma direta seus dirigentes máximos, fortalecendo a autonomia universitária e a democracia interna.

“Pela primeira vez, não há lista tríplice. Pela primeira vez, tivemos candidaturas únicas para reitora e vice-reitor. E, acima de tudo, registramos a maior votação da história da nossa universidade. Esse resultado é a expressão da confiança da comunidade acadêmica no projeto que estamos construindo juntos: uma Uern mais forte, mais democrática, mais inclusiva e mais conectada com a sociedade”, destacou a reitora reeleita Cicília Maia.

O vice-reitor Chico Dantas também celebrou o momento e agradeceu à comunidade acadêmica: “Estamos muito felizes com esse resultado, que demonstra reconhecimento e confiança. Mesmo sendo chapa única, fizemos uma campanha com disposição e o mesmo espírito democrático, refletindo os anseios da nossa comunidade em nossa carta-programa”.

“Foi uma eleição consagradora. Que isso possa inspirar outros Estados e, sobretudo, que isso possa nos motivar a continuar, cada vez mais, dedicados a fazer a UERN avançar. Foi uma caminhada bastante desafiadora para que a gente chegasse neste momento”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, ao relembrar a luta para consolidar as conquistas da instituição, citando o fim da lista tríplice para escolha de reitor e vice, a autonomia administrativa, financeira e acadêmica e a restruturação do plano de carreiras.

Conquistas históricas

A reeleição da atual gestão ocorre em um contexto de avanços significativos para a Universidade, especialmente no que diz respeito à sua autonomia institucional. No Governo da professora Fátima Bezerra, a Uern conquistou três marcos históricos:

– Fim da lista tríplice: Em 28 de setembro de 2021, a governadora sancionou a Lei Estadual nº 10.998/2021, que extinguiu a exigência da formação de lista tríplice, garantindo à comunidade acadêmica da Uern o direito de eleger diretamente reitor(a) e vice-reitor(a).

– Autonomia Financeira: Em 29 de dezembro de 2021, a governadora sancionou a Lei Estadual nº 11.045/2021, concedendo à Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte a autonomia de gestão financeira e patrimonial, um passo fundamental para o fortalecimento da instituição.

– Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores docentes e técnicos – PCCR, uma antiga reivindicação das categorias, asseguradas pelas leis nº 699 e 700, de 24 de março de 2022.

Essas conquistas reforçam o compromisso do Governo do Estado com a valorização da Uern e com o seu papel estratégico no desenvolvimento social, educacional e científico do Rio Grande do Norte.

Fotos: Sandro Meneses/Assecom

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support