Com o tema “UERN: Ciência pela vida no enfrentamento da pandemia”, foi entregue a Medalha da Abolição 2020, que homenageou cientistas e profissionais que estiveram na linha de frente do combate ao novo coronavírus. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta segunda-feira, 8, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs).
A medalha, entregue pela Uern e Prefeitura de Mossoró, é referente à Assembleia Universitária de 52 anos da Uern, em 2020, que devido ao momento de pandemia foi realizada de forma virtual, o que impossibilitou a entrega das honrarias aos homenageados na época.
Na ocasião, foram entregues as Medalhas da Abolição 2020 aos professores Esp. Fabiano Rodrigues Maximiniano e Dr. Lucídio Cleberson de Oliveira. Também foram entregue as honrarias aos familiares e amigos dos profissionais Élio César Marson, Luiz Alves de Brito, Vital Avelino Maia Neto e Jane Eire de Morais (todos in memoriam).
“A medalha da abolição é uma das principais honrarias da nossa instituição. É uma emoção muito grande entregar as medalhas àqueles que, naquele contexto que a gente não sabia muito sobre a Covid, estiveram na linha de frente atuando na luta contra o coronavírus”, destacou a reitora Cicília Maia.
Ela enfatizou a importância da entrega das medalhas in memoriam aos profissionais de saúde vítimas da Covid. “É uma forma de eternizar as pessoas que estavam atuando na linha de frente. Aos familiares e amigos destes profissionais, externamos toda a nossa gratidão pessoal e institucional. Também agradecemos aos nossos professores homenageados, que foram decisivos para nortear as ações no auge da pandemia”, declarou.