...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern entrega certificados dos projetos premiados no Edital de Boas Práticas da Brasil Júnior

Na manhã desta terça-feira, 16, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou a solenidade de entrega das certificações aos coordenadores dos projetos premiados no Edital de Boas Práticas da Brasil Júnior e do Prêmio IES Empreendedora da RN Júnior. O encontro ocorreu na sala de reuniões da reitoria da Universidade.

Os projetos selecionados no Edital de Boas Práticas da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) foram premiados na Cerimônia IESE 2025, no dia 12 de dezembro, no Senado Federal, em Brasília (DF). A Uern foi premiada com três projetos:

Feira de Internacionalização (Eixo Internacionalização), coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Adrião; 

Circuito de cultura MovCEU (Eixo Extensão), coordenado pelo Prof. Me. Esdras Marchezan; e

Projeto Empreendedorismo Inovador para a Maior Idade – Prosei – Maior Idade – Ano 2025 (Eixo Eixo Cultura Empreendedora), prática desenvolvida dentro do Programa Uern 60+, coordenada pela Profa. Dra. Ana Augusta da Silva Campos.

Na solenidade desta terça-feira, 16, os coordenadores de cada projeto recebeu a certificação dos Prêmios. Ainda no encontro na reitoria, também foi entregue a certificação do Prêmio Boas Práticas do Brasil Júnior 2023 ao projeto Guarda-Chuva Tecnológico (Eixo Internacionalização), coordenado pelo Prof. Pedro Adrião.

O Edital de Boas Práticas da Brasil Júnior é lançado a cada dois anos, e busca valorizar práticas que fortalecem a educação superior, promovem inovação e ampliam o impacto social das instituições. Para Esdras Marchezan, que representou os coordenadores dos projetos premiados, esse resultado é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito pela Uern. “Apenas três instituições conquistaram premiação em três eixos do Edital, e a Uern é a única estadual. Isso é de grande significado para a comunidade acadêmica”, declara.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, enfatiza que a conquista da Uern evidencia o reconhecimento nacional pela qualidade das ações desenvolvidas pela Universidade, além de reafirmar seu papel como instituição pública comprometida com práticas relevantes, inovadoras e transformadoras para a sociedade.

“Vale destacar que somente foi possível chegar a esse resultado por meio do trabalho coletivo. Parabenizo o trabalho da Uern Inova, dos coordenadores de projetos, dos representantes das empresas júnior e a todos os envolvidos nessa união de esforços para o fortalecimento da cultura inovadora dentro da Uern”, declara a pró-reitora.

A reitora Cicília Maia ratifica que esse é um fruto de um trabalho coletivo a favor da construção de uma cultura inovadora na Universidade. “A Agência Uern Inova, a aprovação da Política de Inovação, o incentivo às empresas juniores e a ideias inovadoras são algumas das ações que fortaleceram a cultura de inovação na Uern. E hoje estamos colhendo o resultado desse trabalho. É um momento de celebrar”, comemora. 

PRÊMIO RN JÚNIOR 2025: UERN IES EMPREENDEDORA

A Uern também celebra a conquista do Prêmio RN Júnior 2025 de IES Empreendedora. A diretora da Agência Uern Inova, Priscila Felipe, informa que essa premiação é um reconhecimento, a nível estadual, das ações empreendedoras da Universidade, em especial com as empresas juniores. 

“Essa premiação é muito importante, pois é resultado de uma trabalho coletivo, e um reconhecimento à atuação das empresas juniores. Isso mostra que estamos no caminho certo”, frisa Priscila. 

RANKING IES EMPREENDEDORAS
Outra conquista celebrada pela Uern é a elevação na posição do Ranking IES Empreendedoras, realizada pela Brasil Júnior. Na edição de 2025, a Uern ocupa a posição 49, de um total de 2.595 IES. 

“Estamos muito felizes com este resultado. Em 2023, estamos na 56ª posição. Subimos 7 posições no Ranking, que é um Ranking nacional, que avalia as Instituições de Ensino Superior (IES)”, avalia a diretora da Agência Uern Inova, Priscila Felipe.

Para elaborar a classificação, a Brasil Júnior realiza uma pesquisa de percepção utilizando instrumentos de coleta e análise de dados com base em três fontes: as bases de dados secundários, os dados internos das Instituições de Ensino Superior (IES) e o questionário de percepção dos estudantes sobre a universidade, no qual mais de 34 mil participaram da análise. A proposta é compreender o quanto as IES brasileiras estão sendo capazes de desenvolver a sua comunidade por meio de práticas inovadoras.

O ranking é uma iniciativa para auxiliar o debate e a construção de universidades mais empreendedoras. O levantamento é feito a cada dois anos, e analisa e mede o perfil empreendedor dos alunos e professores da Universidade, além de toda a infraestrutura da Instituição voltada para fomentar o empreendedorismo universitário.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support