...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern entrega auditório revitalizado da Facs em solenidade marcada por acolhimento e celebração

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou na manhã desta segunda-feira (5) a reinauguração do auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), em Mossoró. O espaço, que passou por reforma e modernização, foi oficialmente entregue à comunidade acadêmica como um importante marco na valorização da estrutura universitária.

Mais do que um evento simbólico, a cerimônia evidenciou o sentimento de pertencimento institucional. Para a diretora da Facs, professora Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia, o auditório representa um local de inteligência coletiva. “O ambulatório talvez seja o nosso coração, porque é lá onde pulsa, mas aqui é o nosso cérebro, porque aqui é onde as cabeças pensam, é aqui onde os momentos acontecem. E esse espaço é nosso, é Facs, é Uern. Já temos aí uma agenda grande”, destacou.

Representando o Centro Acadêmico de Medicina Carlos Ernani Rosado (Cacer), o discente Henrique Xavier desejou boas-vindas aos ingressantes, com votos de que todos tenham a melhor experiência durante a graduação.

O professor Dr. Cléber Mesquita Andrade, coordenador do Ambulatório da Facs, ressaltou a importância da profissão médica. “Parabéns pela conquista. Vocês estão iniciando uma profissão extremamente bela. Fazer medicina, exercer medicina, é algo mágico, é algo verdadeiramente sublime, independente da remuneração”, declarou.

Para o chefe do Departamento de Ciências Biomédicas (DCB), professor Fabiano Rodrigues Maximino, a reinauguração representa o esforço coletivo para entregar um espaço de excelência. “Será um importante local para os eventos de muitas circunstâncias do curso e dos outros cursos. A gente sabe de todo o empenho da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas. Não é fácil, pelo contrário. Muitas dificuldades acabam acontecendo no meio do processo para que isso se materialize”, comentou.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, também ressaltou o significado da entrega. “Esse espaço é importantíssimo da nossa Universidade, não só da Facs. Ele vai ser usado por todos os órgãos, porque é um dos melhores espaços da cidade. E a gente gosta disso, da universidade com portas abertas”, afirmou. Ela enfatizou o compromisso institucional com a formação cidadã e de excelência: “Queremos um profissional que almeja uma sociedade mais comprometida e mais justa, que reconheça o papel da mulher”.

Durante a solenidade, a reitora deu boas-vindas aos novos estudantes, lembrando o legado da Uern na formação médica regional. “Já entregamos mais de 620 profissionais. Sabe o que isso quer dizer? Mais médicos no interior, de qualidade e da Uern. Temos mais de 50 mil atendimentos realizados em nossos ambulatórios, com parcerias importantes com a Prefeitura e o Governo do Estado”, destacou.

Também participaram do evento o vice-diretor da Facs, professor Álvaro Marcos Pereira Lima, e o subchefe do DCB, professor Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho.

A solenidade marcou ainda o início do semestre letivo 2025.2, com a realização da aula magna do curso de Medicina, conduzida pela professora Allyssandra Rodrigues, sob o tema “Iniciando a Jornada do Saber e do Cuidar”.

Foto de capa: Ênio Freire/Uern

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support