A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou na manhã desta segunda-feira (5) a reinauguração do auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), em Mossoró. O espaço, que passou por reforma e modernização, foi oficialmente entregue à comunidade acadêmica como um importante marco na valorização da estrutura universitária.
Mais do que um evento simbólico, a cerimônia evidenciou o sentimento de pertencimento institucional. Para a diretora da Facs, professora Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia, o auditório representa um local de inteligência coletiva. “O ambulatório talvez seja o nosso coração, porque é lá onde pulsa, mas aqui é o nosso cérebro, porque aqui é onde as cabeças pensam, é aqui onde os momentos acontecem. E esse espaço é nosso, é Facs, é Uern. Já temos aí uma agenda grande”, destacou.
Representando o Centro Acadêmico de Medicina Carlos Ernani Rosado (Cacer), o discente Henrique Xavier desejou boas-vindas aos ingressantes, com votos de que todos tenham a melhor experiência durante a graduação.
O professor Dr. Cléber Mesquita Andrade, coordenador do Ambulatório da Facs, ressaltou a importância da profissão médica. “Parabéns pela conquista. Vocês estão iniciando uma profissão extremamente bela. Fazer medicina, exercer medicina, é algo mágico, é algo verdadeiramente sublime, independente da remuneração”, declarou.
Para o chefe do Departamento de Ciências Biomédicas (DCB), professor Fabiano Rodrigues Maximino, a reinauguração representa o esforço coletivo para entregar um espaço de excelência. “Será um importante local para os eventos de muitas circunstâncias do curso e dos outros cursos. A gente sabe de todo o empenho da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas. Não é fácil, pelo contrário. Muitas dificuldades acabam acontecendo no meio do processo para que isso se materialize”, comentou.
A reitora da Uern, professora Cicília Maia, também ressaltou o significado da entrega. “Esse espaço é importantíssimo da nossa Universidade, não só da Facs. Ele vai ser usado por todos os órgãos, porque é um dos melhores espaços da cidade. E a gente gosta disso, da universidade com portas abertas”, afirmou. Ela enfatizou o compromisso institucional com a formação cidadã e de excelência: “Queremos um profissional que almeja uma sociedade mais comprometida e mais justa, que reconheça o papel da mulher”.
Durante a solenidade, a reitora deu boas-vindas aos novos estudantes, lembrando o legado da Uern na formação médica regional. “Já entregamos mais de 620 profissionais. Sabe o que isso quer dizer? Mais médicos no interior, de qualidade e da Uern. Temos mais de 50 mil atendimentos realizados em nossos ambulatórios, com parcerias importantes com a Prefeitura e o Governo do Estado”, destacou.
Também participaram do evento o vice-diretor da Facs, professor Álvaro Marcos Pereira Lima, e o subchefe do DCB, professor Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho.
A solenidade marcou ainda o início do semestre letivo 2025.2, com a realização da aula magna do curso de Medicina, conduzida pela professora Allyssandra Rodrigues, sob o tema “Iniciando a Jornada do Saber e do Cuidar”.
Foto de capa: Ênio Freire/Uern