UERN entrega 23 novos enfermeiros ao mercado de trabalho no Campus de Pau dos Ferros

Na noite desta terça-feira, 22, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou colação de grau do de 23 alunos e alunas do curso de enfermagem do Campus Avançado de Pau dos Ferros.

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, Prof. Dr. Francisco Dantas de Medeiros Neto. O paraninfo das turmas foi o professor Me. Márcio Adriano Fernandes Barreto.

A graduanda Isadora Mesquita Nunes pronunciou o discurso em nome da turma. “Hoje compartilhamos o objetivo em comum que é o cuidar do ser humano. Fomos a turma mais resiliente e mais divergente que passou por este campus. Reaprendemos o conceito de família, ganhamos cicatrizes e muitas histórias para contar”, disse emocionada. “Vencemos as aulas remotas, as primeiras sondas, os primeiros acessos e na semana passada vencemos o TCC”, complementou.

Após a entrega da comenda do mérito acadêmico ao graduando Hugo Leonardo de Queiroz Silva o paraninfo Márcio Adriano Fernandes Barreto subiu à tribuna para discursar em homenagear a turma.

“Não vou ter termos e palavras para expressar as palavras que sinto neste momento”, disse.

Ele fez uma reflexão sobre a importância da enfermagem, a maior categoria da saúde, segundo a Fiocruz. “A enfermagem pratica o seu ofício por amor, outros dizem que são os anjos da saúde. Mas prefiro dizer que o perfil do nosso egresso muito nos orgulha com uma capacidade técnica e crítica”, frisou. “Durante quatro anos e meio, vocês tiveram uma longa carga horária e estão aptos para atuar com brilhantismo para atuar em diversas áreas, como no SUS”, avaliou.

O vice-reitor Francisco Dantas proferiu o discurso de encerramento da solenidade destacando a satisfação e o orgulho de entregar novos profissionais de enfermagem ao mercado de trabalho. “Hoje testemunhamos o desfecho de uma etapa marcante e tenho certeza que vocês tiveram um esforço enorme ao longo do processo para exercer essa profissão nobre. Vocês aprenderam não só a capacidade técnica, mas a capacidade de cuidar das pessoas com calor humano”, disse.

“A jornada de vocês não será fácil, mas tenham a consciência de que o poder está nas mãos de vocês. Lembrem sempre de onde vocês vieram, mantenham a mente sempre aberta para as inovações”, complementou.

O vice-reitor ainda incentivou os graduandos a seguirem com a formação contínua e disse que a UERN está sempre aberta para recebê-los.