UERN entrega 13 novos médicos ao mercado de trabalho

Na noite desta terça-feira, 2 de julho, colaram grau 13 estudantes de medicina formados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

É a 19ª turma formada pela instituição.

A graduanda Ana Clara Costa Pinheiro foi a oradora da turma. “Foi uma grande jornada até chegarmos até aqui. Foi um grande esforço para chegar até aqui, seis anos longe da família e as perdas que cada um passou nesse tempo”, lembrou.

Ela destacou ainda a experiência adquirida ao longo do curso com destaque para o período do internato. “Toda a vivência que tivemos nos seis anos de faculdade nos preparou para a vida profissional”, concluiu.

Após o discurso, a reitora Cicília Maia anunciou a entrega das carteiras do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) acompanhado dos diplomas. “Vocês sairão daqui com o diploma e o registro profissional em mãos”, destacou.

A entrega foi realizada ao lado do presidente do CREMERN Marcos Antônio Tavares Jácome da Costa Britto.

Paraninfa das turmas, Allyssandra Maria Lima Rodrigues “Fui convidada com muita honra para ser paraninfa desta turma, mas antes de tudo eu fui professora de vocês”, disse emocionada. “Ao longo dessa trajetória nos esbarramos na orientação acadêmica e nos projetos de PIBIC, PIBID e extensão. Quantas comunidades não foram beneficiadas por estas ações?”, indagou.

Allyssandra ainda desejou que os graduandos mantenham os laços para o resto da vida. Ela ainda reforçou a importância de defender a UERN. “Esta universidade sempre estará de braços abertos”, complementou.

O discurso de encerramento foi proferido pela reitora Cicília Maia, que presidia a solenidade. Antes de iniciar o discurso ela agradeceu ao Requinte Buffet e Master Produções pela parceria em ceder o espaço para a colação de grau em mais um semestre.

A reitora destacou a emoção de entregar novos profissionais ao mercado. “Vocês não fazem ideia da emoção que sinto na hora de conferir o grau”, lembrou.

A reitora aconselhou que os novos médicos sempre lembrem que estão representando a UERN. “Ao concluírem esse curso vocês carregarão um sobrenome de muita importância, o sobrenome UERN. Eu sei o quanto essa universidade foi importante para eu estar onde estou hoje. Agora vocês são guardiães deste legado da UERN”, declarou.

Ela destacou a importância do exercício da medicina com humanidade. “Eu peço e sei que todos os nossos professores pediram isso: que vocês sejam mais humanos cada vez mais, mais sensíveis cada vez mais”, sugeriu.

Cicilia ainda convidou os graduandos a retornarem a UERN para retornar na residência médica ou nos programas de mestrado e doutorado, sem contar os concursos.

Os novos médicos já estão aptos a exercer a profissão.