A técnica-administrativa Carmem Sousa foi empossada como ouvidora-geral da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira, 3, na sala de reuniões da reitoria, e foi presidida pela reitora Cicília Maia.
Para Carmem Sousa, a ouvidoria é um espaço essencial para o exercício da cidadania e da transparência, e “minha expectativa é contribuir para que esse espaço seja cada vez mais acessível, humano e transformador”, afirma.
E complementa: “Tenho plena consciência de que chego para dar continuidade a uma construção linda, conduzida com zelo e competência por Séphora Nogueira e sua equipe. O trabalho desenvolvido por eles deixa uma marca importante na história da ouvidoria da Uern, e meu compromisso é honrar esse legado, preservando suas conquistas e buscando sempre avançar com responsabilidade e escuta”, frisa.
A ouvidoria da Uern foi criada em 2008 e implantada em 2013. Mas só em 2017, com a Lei Federal 13.460/2017, que ficou conhecida como “Código de defesa do usuário de serviços públicos” ou “Lei das ouvidorias”, é que as universidades e demais órgãos públicos passaram a ser obrigados a tê-las.
Em linhas gerais, a ouvidoria tem a missão de receber, registrar e dar encaminhamento às demandas (reclamações, denúncias, sugestões, consultas e/ou elogios) provenientes dos usuários do respectivo serviço.
Atualmente, as ouvidorias têm atuado em rede com as coordenações locais. Dentro do processo de descentralização da gestão, para dar mais autonomia aos campi da Uern, a instalação de uma ouvidoria em cada campus tem garantido escuta qualificada e o acolhimento mais ágil das manifestações da comunidade acadêmica.
BREVE CURRÍCULO
Mestre em Ciências Sociais e Humanas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Uern e graduada em Administração pela mesma instituição. Ingressou na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em 2014, tendo como primeira lotação a Faculdade de Direito (FAD).
Ao longo de sua trajetória profissional, atuou como secretária do Setor de Licitações e Contratos na Pró-Reitoria de Administração (PROAD), foi chefe do Setor de Capacitação na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), secretária da Assessoria de Avaliação Institucional e, mais recentemente, ocupou a função de secretária da Chefia de Gabinete da Reitoria da Uern.
Desenvolve atividades de extensão no programa Uern +60, onde coordena a ação “Redes Sociais para Pessoas Idosas”. Sua aproximação com essa temática teve início na atuação como representante da Uern no Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RN, contribuindo para a defesa dos direitos da pessoa idosa em nível estadual.