...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern em Assú completa 50 anos de pioneirismo e desenvolvimento

Há exatos 50 anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciava seu processo de expansão no Estado com a criação do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, na cidade de Assú, em 20 de setembro de 1974. Com o Ato Executivo de Nº 0007/74/CP/FURRN, a Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte iniciava seu processo de expansão, saindo de Mossoró para alcançar várias regiões potiguares.

A criação ocorreu na gestão da reitora Maria Gomes (In Memoriam) e do presidente da Furrn, Francisco Canindé Queiroz e Silva (In Memoriam). Alguns meses depois, em 1º de março de 1975, na Escola Estadual Tenente Coronel José Correia, iniciava o funcionamento, ainda que provisoriamente, do Campus Assú da Uern, tendo o cirurgião-dentista e professor Benvenuto Gonçalves Neto como primeiro diretor, permanecendo no cargo até 1985.

Alguns meses depois, em 1º de março de 1975, na Escola Estadual Tenente Coronel José Correia, seria dado o pontapé inicial para o funcionamento, ainda que provisoriamente, do Campus Assú da Uern, tendo o cirurgião-dentista e professor Benvenuto Gonçalves Neto como primeiro diretor, permanecendo no cargo até 1985.

A primeira aula no curso de Economia, dois dias depois, foi dada por Maria Selma Dantas Soares. Com um início de história marcado por dificuldades, o trabalho de muitas mãos foi imprescindível para que aquela unidade acadêmica passasse a ganhar robustez e se consolidasse na região.

A partir de 1976, o Campus passa a funcionar em local definitivo, onde funcionava anteriormente o Ginásio Escolar Pedro Amorim, ligado à rede de ensino do município. A estrutura – com setores administrativos, salas de aula, auditório e laboratórios – recebe 60 professores efetivos e contratados, 29 técnicos efetivos e cedidos e 1.017 alunos de graduação e pós-graduação.

O Campus funciona com seis cursos de graduação: Ciências Econômicas, Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Inglesa, Pedagogia, História e Geografia. Além dos cursos de graduação, atualmente também funciona vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, o curso de Pedagogia.

No que se refere à Pós-Graduação, o Campus de Assu oferta o programa de pós-graduação stricto sensu em Letras com o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS e de uma turma especial de Doutorado Interinstitucional (DINTER) ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através de acordo de cooperação FUERN/UFRN/FUNCITERN.

Para o atual diretor, Raimundo Inácio, a unidade universitária tem uma importância significativa para a Região do Vale do Açu. 

“Para ter uma ideia disso, basta recordar que o interior potiguar, nos anos 1960/1970, tinha índice muito elevado de analfabetismo. O Campus iniciou a formação de professores e de professoras. Estes, por sua vez, foram atuar nos municípios, cujo analfabetismo era ainda alto. Esse processo vem se produzindo ao longo de meio século. Sem dúvida nenhuma, a Uern foi, e continua sendo, uma instituição extremamente estratégica para a educação do nosso estado, principalmente na formação de jovens para atuar na docência”, defende Raimundo Inácio.

Além de ser o primeiro campus fora de Mossoró, o pioneirismo de Assú pode ser exaltado também na conquista da primeira aluna da Uern a usar o nome social nos documentos acadêmicos, refletindo o avanço e compromisso com a inclusão e a diversidade, e a implementação das primeiras residências universitárias fora de Mossoró.

Essas e outras ações colocam a Uern Assú como uma instituição pioneira e progressista, que vem ouvindo e atendendo às necessidades emergentes da comunidade do município e regiões circunvizinhas e dialogando com a sociedade como um todo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support