A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições organizadoras na realização da 3ª edição do Seminário da Rede Nordeste de Ensino de Literatura (Renelit), que vai acontecer nos dias 5 e 6 de junho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é outra parceira do evento.
O Seminário tem como foco o fortalecimento do diálogo entre a academia e a sociedade, e contará com conferências, oficinas, rodas de conversa e sessões de leitura. Gratuito e itinerante, o evento bianual, que já passou por Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB), tem se consolidado como um importante espaço de intercâmbio entre pesquisadores, professores e estudantes da área.
A conferência de abertura, no dia 5, será conduzida pelo pesquisador Rildo Cosson, um dos principais estudiosos em Letramento Literário no Brasil, que abordará o tema “Formação dos Professores de Leitura”.
Além dele, o evento contará com a participação de Daniela Maria Segabinazi, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisadora nas áreas de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e formação de professores; e Cleudene Aragão, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), cujas pesquisas se concentram em letramento literário, ensino de literatura e formação de docentes.
A programação contempla ainda momentos de trocas culturais e lançamentos de livros, reforçando o papel do Seminário como espaço de vivência literária e construção coletiva de saberes. O evento reafirma o compromisso institucional com a formação docente e a promoção do letramento literário como prática transformadora no ensino.
Para participar, não é necessário pagar inscrição, mas as vagas nas atividades são limitadas. A programação completa está disponível no site do evento.
Renelit
Criada em 2020, a Rede Nordeste de Ensino de Literatura (Renelit) reúne professores das redes públicas municipais e estaduais, além de pesquisadores de instituições de ensino superior dos nove estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A proposta nasce do reconhecimento de que há, nas escolas brasileiras, uma multiplicidade de práticas e experiências de ensino de literatura que, embora promissoras, muitas vezes permanecem invisíveis por falta de reconhecimento institucional.
A Rede se propõe justamente a sistematizar e dar visibilidade a essas iniciativas, promovendo seminários e espaços de apresentação e divulgação de propostas como alternativas concretas para o fortalecimento do ensino de literatura na educação básica, especialmente nas redes públicas.
No biênio 2025/26, a Renelit está sob a coordenação das professoras Girlene Moreira, professora das Licenciaturas em Letras Português-Espanhol e Letras Espanhol do Campus Natal Central do IFRN; Regiane de Paiva, do Departamento de Letras Estrangeiras da Uern e Marta Aparecida Gonçalves, do Departamento de Letras da UFRN.
Para mais informações, acesse o perfil da Rede no Instagram.
Programação do Seminário da Rede Nordeste de Ensino de Literatura:
- 5 de Junho de 2025
7h às 8h – Recepção dos participantes e credenciamento
8h às 8h30 – Mesa de abertura com autoridades
8h30 às 8h45 – Mesa sobre a história da Rede
8h45 às 10h – Conferência de abertura – Título: Formação dos professores de leitura – Palestrante: Rildo Cosson
10h30 às 12h30 – Oficinas de Letramento Literário
14h30 às 16h30 – Oficinas de Letramento Literário
17h às 18h30 – Sessões de leitura
17h às 19h – Oficinas de Letramento Literário
- 6 de Junho de 2025
8h às 10h – Oficinas de Letramento Literário
10h30 às 12h – Rodas de conversas
14h às 15h30 – Sessões de leitura
15h30 às 16h30 – Assembleia da Rede Nordeste
16h30 – Mesa de encerramento, atividades culturais, lançamento de livros e trocas de livros