A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições que promovem, entre os dias 26 e 28 de novembro, a III Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa (Semjur). O evento terá a UniCatólica do RN como anfitriã sediando palestras, oficinas, minicursos e grupos de discussão de trabalhos, e a sede da OAB Mossoró recebendo parte da programação.
A professora Elissandra Barbosa, vice-diretora da Faculdade de Direito (FAD), Uern Mossoró, vai ministrar o minicurso “Reimaginando o sistema penal: o diálogo entre a justiça restaurativa e a comunicação não-violenta”, com a participação de Pedro Lucas, graduando em Direito, diretor de Recursos Humanos da empresa júnior Apex Empreendedorismo e Soluções Jurídicas. A atividade será na quarta-feira, 27, a partir das 14h.
“Vamos trabalhar sobre a comunicação não-violenta e a sua estreita ligação com a Justiça Restaurativa, onde discutiremos sobre criminalidade, violência, desigualdade social, democracia, entrelaçando esses temas com a comunicação não-violenta, associada à Justiça Restaurativa que, utilizando-se do diálogo, busca minimizar as diversas violências na busca da verdadeira concretização do Estado Democrático”, adiantou a docente.
Para o coordenador do evento, professor Ramon Rebouças, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a expectativa é fortalecer a rede de parceiros que vem sendo construída ao longo das duas edições anteriores e fortalecer também nesse ano de 2024, para realizar uma terceira Semjur ainda mais forte. Em 2022 e 2023, o evento foi realizado na Ufersa.
Além de Ramon Rebouças, a mesa de abertura, nesta quarta-feira, 26, às 19h, na sede da OAB, contará com as participações de Evelyne Cerqueira e Elanne Canuto.
O evento
Integra um movimento global de promoção das práticas restaurativas, no qual o Brasil tem se engajado, promovendo processos voltados para a construção de uma cultura de paz. É organizado em parceria com diversas instituições mossoroenses e potiguares, como universidades, entidades privadas e públicas que atuam no sistema de justiça, bem como projetos, organizações e profissionais ligados à temática da Justiça Restaurativa.
Acesse o site oficial do evento para saber mais sobre a programação e fazer as inscrições gratuitamente. Acompanhe o perfil @semjurdh para mais informações.