UERN é uma das instituições partícipes do Projeto Plantadores de Água do RN

Foi assinado nesta quarta-feira (5) o Termo de Cooperação do Projeto Plantadores de Água da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte (SEMARH), que traz ações a serem executadas pelas instituições partícipes.

O projeto tem o objetivo de promover ações de proteção e recuperação das nascentes da bacia hidrográfica Apodi-Mossoró e diagnosticar a situação ambiental das áreas de preservação permanente das nascentes da bacia, além de monitorar as áreas em recuperação e conscientizar sobre a importância da conservação da biodiversidade para a vida do rio e para o bem-estar de toda a sociedade.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições partícipes do projeto, ao lado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Ministério Público Estadual (MPE) e prefeituras dos municípios de Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Luís Gomes, Martins, Portalegre, São Miguel e Tenente Ananias.

O projeto é coordenado por Clara Câmara, mestre em Ciências Naturais pela UERN. Segundo ela, o termo assinado traz ações integradas que visam atender as metas de desempenho previstas pelo projeto, em que os partícipes devem também apresentar relatórios periódicos para o acompanhamento e coordenação da SEMARH. Ela explicou que o projeto “O Departamento de Gestão Ambiental da UERN tem tudo a ver com esse projeto. É o acompanhamento dessas áreas, o monitoramento, a perspectiva do projeto de educação ambiental. É um campo muito vasto de oportunidades e não tínhamos como fazer um projeto dessa magnitude sem inserir a UERN”, explica a coordenadora.

De acordo com Mairton França, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a presença das universidades no projeto é de fundamental importância “Sem a capacitação dos profissionais da UERN e Ufersa, altamente especializados, não conseguiríamos chegar ao nível de diagnóstico que chegamos”, afirmou o secretário, afirmando que trata-se de um diagnóstico preliminar, mas que já está validado em todos os municípios onde foram encontradas 62 nascentes do Rio Apodi-Mossoró.

Após o diagnóstico e validação dos municípios, a próxima etapa é a capacitação. Os entes partícipes são realizar, junto com a SEMARH, capacitação nos municípios para formar agentes municipais ambientais.

Estiveram presentes o reitor da UERN, Pedro Fernandes; o vice-reitor da Ufersa, José Domingues; a promotora do Meio Ambiente, Mariana Barbalho; o diretor-técnico do Idema, Luiz Augusto; o prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas Neto, e a prefeita de Tenente Ananias, Larissa Rocha.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância de se conhecer e preservar as nascentes do rio Apodi-Mossoró e parabenizou a iniciativa do projeto. “É preciso falar em educação ambiental, desde a criança até o idoso. Hoje a poluição do rio Apodi-Mossoró é o maior problema da cidade em que eu resido e confesso que nunca conheci uma nascente do rio. Todos os envolvidos no projeto estão de parabéns pela preocupação com essas nascentes e principalmente pelo legado, que é a formação de agentes multiplicadores de preservação”, afirmou o reitor.