A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é um dos pontos credenciados pelo Mostra Difusão da 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, projeto desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A ação, que será realizada de 15 de maio a 15 de junho de 2025, contará com sessões gratuitas em todas as regiões do país e chega, este ano, com 320 pontos credenciados, contemplando todos os estados brasileiros.
A Mostra Difusão visa democratizar o acesso ao cinema e ampliar o debate sobre os direitos humanos por meio da exibição de obras brasileiras que abordam temas sociais, históricos e contemporâneos. Os 12 filmes que compõem a programação contam com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva (LSE) e tradução em Libras, reafirmando o compromisso com a inclusão cultural e o direito à participação de todas as pessoas.
A diversidade dos espaços credenciados é um dos destaques desta edição, evidenciando o fortalecimento dos vínculos interministeriais. Estão entre os selecionados cineclubes, bibliotecas públicas e comunitárias, Pontos de Cultura, museus, centros culturais, CEUs da Cultura, instituições educacionais, unidades socioeducativas, unidades prisionais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), movimentos sociais, associações comunitárias, entre outros.
Mais de 250 pontos credenciados estão participando da Mostra pela primeira vez, o que demonstra o avanço na descentralização das ações culturais e a potência da articulação entre MinC e MDHC para alcançar novos territórios. A cada edição, a Mostra se capilariza ainda mais, chegando a espaços antes não contemplados, ampliando o alcance do audiovisual nacional e consolidando-se como instrumento de inclusão, memória e debate sobre os direitos humanos.
O resultado é fruto de uma mobilização ampliada entre os dois ministérios, com forte articulação entre o Sistema MinC e o MDHC. A ação envolve diversas secretarias e entidades vinculadas, como a Secretaria do Audiovisual, a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, a Secretaria de Formação, Livro e Leitura, a Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais, e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pelo lado do MinC; e, pelo MDHC, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. A iniciativa também conta com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Defensoria Pública da Paraíba.
Confira a lista completa dos pontos credenciados aqui.