O Programa de Extensão “Nadar Mais” da UERN, em parceria com o Programa de Atividades Aquáticas da UFERSA, realiza no dia 22 de novembro a etapa final do IV Campeonato de Natação do Oeste Potiguar. As provas de Crawl e Borboleta acontecerão na piscina do Campus Leste da UFERSA.
Consolidado como o maior evento aberto de natação do Rio Grande do Norte na atualidade — superando em público e inscritos as etapas do campeonato da Federação Aquática Norteriograndense —, esta edição conta com 361 inscritos apenas para a etapa final. São nadadores representando 13 escolas de natação de cidades como Mossoró, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Caraúbas, Areia Branca, Parelhas, Assú e Natal. A expectativa é que cerca de 1.000 pessoas passem pelo local para assistir às competições.
O evento destaca-se também pelo caráter inclusivo. Segundo o Prof. Adalberto Veronese, coordenador do programa na UERN, o quantitativo de participantes cresce a cada edição. “Nesta última etapa, tivemos um aumento de 35% no número de crianças e adolescentes de escolas públicas, pessoas com deficiência e alunos das duas universidades”, ressalta o professor.
Homenagem
A edição de 2025 traz o Troféu Madalena Nunes, em homenagem à atleta Master e organizadora de projetos sociais ligados à natação. Ao todo, o campeonato de 2025 bateu recorde de participação, somando 1.047 inscrições ao longo de suas três etapas.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO (22/11/2025):
Local: Piscina da UFERSA – Campus Leste (Mossoró)
- Manhã (Categorias Infantil ao Master)
- 07h30 às 08h00: Aquecimento
- 08h15: Início das provas
- Tarde (Categorias Mini-Mirim ao Petiz)
- 14h00 às 14h30: Aquecimento
- 14h45: Início das provas
CONTEXTO HISTÓRICO DE EVENTOS DA NATAÇÃO DO OESTE POTIGUAR (LINHA DO TEMPO 2018–2025)
- 2018: I Festival de Natação UERN Quatro Estilos
- Participação: 181 atletas em cada uma das duas etapas (Total: 362 inscrições).
- Organização: Estudantes do curso de Educação Física (UERN).
- 2019: II Festival de Natação da UERN
- Participação: Aproximadamente 200 inscrições em cada uma das três etapas (Total: 600 inscrições).
- 2020: III Festival de Natação da UERN
- Participação: 200 inscritos na primeira etapa (Evento interrompido posteriormente pela pandemia de COVID-19).
- 2022: I Campeonato de Natação do Oeste Potiguar
- Participação: Retomada pós-pandemia com etapa única (aprox. 150 inscrições).
- Homenagem (Troféu): Tiago Fernandes do Nascimento (Estudante de Educação Física).
- 2023: II Campeonato de Natação do Oeste Potiguar
- Participação: Cerca de 750 inscrições no total das três etapas.
- Homenagem (Troféu): José Januário (Atleta Master multicampeão).
- 2024: III Campeonato de Natação do Oeste Potiguar
- Participação: 744 inscrições totais nas três etapas.
- Homenagem (Troféu): Adriano Gomes de Lima (Nadador paralímpico, ouro em Atenas 2004).
- 2025: IV Campeonato de Natação do Oeste Potiguar
- Participação: Recorde histórico com 1.047 inscrições totais somando as três etapas.
- Homenagem (Troféu): Madalena Nunes (Atleta Master e organizadora de projetos sociais).
Ao final de cada edição é realizada a premiação do “Destaques do Ano da Natação do Oeste Potiguar” onde os participantes que mais pontuaram. bem como pessoas das universidades, empresas e sociedade em geral que apoiaram diretamente na natação da região, são homenageadas.
