...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern e Ufersa iniciam Pint of Science em Mossoró; evento segue hoje, 20, e amanhã, 21

Em uma mesa de bar com amigos(as) degustando uma cerveja pode surgir todo tipo de assunto, até questionamentos científicos. Através de um bate-papo científico/informal em bares e restaurantes, o Festival Pint of Science busca trazer respostas para muitas dúvidas, explicando a ciência de um jeito simples e atraente aos mais diversos públicos.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é mais uma vez parceria na realização do evento que completa 10 anos no Brasil, tendo, este ano, 169 municípios com atividades diversas. Participam também, em Mossoró, professores(as) e pesquisadores(as) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Os debates acontecem no restaurante Buscapé Budd, no bairro Nova Betânia, às 19h30, discutindo o tema nacional “Tempo de mudanças”, escolhido em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, que também patrocina o evento.

A primeira atividade aconteceu na noite de ontem, 19, com o professor  Dr. Washington Sales, da Ufersa, abordando a influência da inteligência artificial na vida cotidiana, com a palestra “A vida On e Off se misturam, quem somos na era da AI?”. Em seguida, o também professor da Ufersa, Dr. James Costa Lima, discutiu os vínculos entre arte, política e botânica diante das mudanças climáticas, com a fala “Pintou um clima? Arte, política e plantas num contexto de mudanças climáticas”.

O professor Pablo de Castro, da Uern, explica que a ideia do Pint é justamente trazer temas que são científicos para serem conversados com a população em uma linguagem acessível, onde todos possam compreender.

“Isso é muito importante porque auxilia nessa popularização da ciência, porque permite com que esse conhecimento produzido muitas vezes dentro das universidades, ele extravase os muros da universidade e possa ir para um ambiente descontraído para se falar de temas tão importantes por profissionais qualificados e profissionais que vão ter uma responsabilidade no que vão falar, pra não ficar aquela conversa de WhatsApp do tiozão, né!?”, detalhou o organizador.

Confira a programação dos próximos dias em Mossoró:

  • Terça-feira, 20
    – Dra. Dária Raquel Queiroz de Almeida, da Uern discutirá os impactos das mudanças climáticas na saúde humana, com ênfase em possíveis efeitos cancerígenos invisíveis.
    – Dr. Stefeson Bezerra de Melo, da Ufersa, levantará questionamentos sobre os custos ambientais da tecnologia com a palestra “IA: Inteligência Artificial ou Impacto Ambiental?”.
  • Quarta-feira, 21
    – Dr. Alexandre Lopes, apresentará soluções arquitetônicas sustentáveis com a palestra “Arquitetura térmica: sua casa fria sem agredir o planeta”.
    – Dr. Leonardo Lelis de Macedo Costa, da Ufersa, discutirá como as variações climáticas afetam diretamente a produção animal e os custos alimentares das famílias.

Saiba mais sobre o evento acessando www.pintofscience.com.br ou siga @pintofsciencebr no Instagram.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support