Em uma mesa de bar com amigos(as) degustando uma cerveja pode surgir todo tipo de assunto, até questionamentos científicos. Através de um bate-papo científico/informal em bares e restaurantes, o Festival Pint of Science busca trazer respostas para muitas dúvidas, explicando a ciência de um jeito simples e atraente aos mais diversos públicos.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é mais uma vez parceria na realização do evento que completa 10 anos no Brasil, tendo, este ano, 169 municípios com atividades diversas. Participam também, em Mossoró, professores(as) e pesquisadores(as) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Os debates acontecem no restaurante Buscapé Budd, no bairro Nova Betânia, às 19h30, discutindo o tema nacional “Tempo de mudanças”, escolhido em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, que também patrocina o evento.
A primeira atividade aconteceu na noite de ontem, 19, com o professor Dr. Washington Sales, da Ufersa, abordando a influência da inteligência artificial na vida cotidiana, com a palestra “A vida On e Off se misturam, quem somos na era da AI?”. Em seguida, o também professor da Ufersa, Dr. James Costa Lima, discutiu os vínculos entre arte, política e botânica diante das mudanças climáticas, com a fala “Pintou um clima? Arte, política e plantas num contexto de mudanças climáticas”.
O professor Pablo de Castro, da Uern, explica que a ideia do Pint é justamente trazer temas que são científicos para serem conversados com a população em uma linguagem acessível, onde todos possam compreender.
“Isso é muito importante porque auxilia nessa popularização da ciência, porque permite com que esse conhecimento produzido muitas vezes dentro das universidades, ele extravase os muros da universidade e possa ir para um ambiente descontraído para se falar de temas tão importantes por profissionais qualificados e profissionais que vão ter uma responsabilidade no que vão falar, pra não ficar aquela conversa de WhatsApp do tiozão, né!?”, detalhou o organizador.
Confira a programação dos próximos dias em Mossoró:
- Terça-feira, 20
– Dra. Dária Raquel Queiroz de Almeida, da Uern discutirá os impactos das mudanças climáticas na saúde humana, com ênfase em possíveis efeitos cancerígenos invisíveis.
– Dr. Stefeson Bezerra de Melo, da Ufersa, levantará questionamentos sobre os custos ambientais da tecnologia com a palestra “IA: Inteligência Artificial ou Impacto Ambiental?”. - Quarta-feira, 21
– Dr. Alexandre Lopes, apresentará soluções arquitetônicas sustentáveis com a palestra “Arquitetura térmica: sua casa fria sem agredir o planeta”.
– Dr. Leonardo Lelis de Macedo Costa, da Ufersa, discutirá como as variações climáticas afetam diretamente a produção animal e os custos alimentares das famílias.
Saiba mais sobre o evento acessando www.pintofscience.com.br ou siga @pintofsciencebr no Instagram.