As palestras e minicursos foram ministrados por membros do grupo Potilivre e por profissionais da região Oeste Potiguar. Foram abordados temas como o sistema operacional GNU/Linux, linguagens de programação, servidores web, sistemas de gerenciamento de conteúdo de páginas web, ferramentas para gerenciamento de projetos, entre outros. José Roberto da Costa Ferreira, um dos coordenadores do grupo Potilivre na cidade de Natal e também organizador do evento, destacou a importância da participação dos palestrantes locais. “Este foi apenas um pontapé inicial. Gostaríamos de criar células do grupo Potilivre em outras cidades para que eventos semelhantes possam ser organizados localmente com a nossa colaboração”, afirma José Roberto.
O evento atraiu pessoas de diferentes cidades. Algumas caravanas foram organizadas por instituições de ensino de Apodi, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. O prof. Dr. Paulo Henrique Lopes Silva, coordenador do evento pela UFERSA considerou considerou surpreendente a quantidade de participantes. “Foi acima das nossas melhores expectativas. O mais gratificante foi o feedback de todos, enaltecendo a qualidade dos conteúdos e palestrantes do Encontro”, explicou o professor.
Sobre Software e o Potilivre
Segundo o site do Projeto GNU(www.gnu.org) por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço.
O PotiLivre é a Comunidade Potiguar de Software Livre, fundada em 2013. É uma organização independente, composta por voluntários, para o apoio à filosofia e o uso do Software Livre. Sua missão é servir como principal ponto de integração entre as comunidades de Software Livre do Estado do Rio Grande do Norte, oferecendo uma estrutura simples e eficiente para o direcionamento e a organização dos esforços colaborativos.