A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi selecionada para enviar representante para participar da capacitação “Negociações de parcerias ICT-empresa: propriedade intelectual e transferência de tecnologia” promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O projeto de capacitação é uma entrega prevista no Plano de Ação 2025-2027 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), sob a coordenação do MDIC em parceria com o BID, e será executado pela ClarkeModet Brasil, consultoria especializada em propriedade intelectual.
Gratuito e com carga horária de 16 horas, o curso abordará temas como estratégias de prospecção de parceiros, negociação em acordos de transferência de tecnologia, estruturação de contratos de licenciamento e colaboração, valoração de ativos de propriedade intelectual, entre outros conteúdos, e contará com dinâmicas de grupo entre representantes de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas.

Representará a Universidade, nos dias 3 e 4 de março, em Salvador/BA, a servidora Priscilla Felipe de Sousa, diretora da Agência Uern Inova. As edições presenciais ocorrerão em cinco cidades, uma em cada região do país, entre janeiro e março de 2026.
Para Priscilla Felipe, a seleção reforça o compromisso da Uern com o fortalecimento de competências em transferência de tecnologia e parcerias com o setor produtivo.
“Entramos neste momento em que a Uern está pronta para dar um passo decisivo na transferência efetiva de tecnologia e na aproximação com o setor empresarial. A capacitação — que abordará estratégias de prospecção de parceiros, negociação em acordos de transferência de tecnologia, estruturação de contratos e avaliação de ativos de propriedade intelectual — vem em um momento oportuno para nos dar mais clareza sobre os caminhos práticos para concretizar esse marco institucional, sobretudo com a qualificação oferecida pela expertise do INPI e dos parceiros envolvidos no curso”, analisou.
A participação contribuirá para que a Uern avance nos objetivos estratégicos de inovação e cooperação com empresas.
“Ao qualificar um servidor em temas centrais da transferência tecnológica e da propriedade intelectual, fortalecemos nossa capacidade de transformar resultados de pesquisa em parcerias sustentáveis e impacto socioeconômico real. Isso representa um passo estratégico para consolidar a Uern como um agente ativo no ecossistema de inovação, promovendo mais oportunidades de desenvolvimento para a região e ampliando nossa presença no ambiente de interação universidade-empresa”, acrescentou a diretora da Uern Inova.
Clique AQUI para conferir a relação completa de candidatos(as) selecionados(as) e suas respectivas instituições.
