Uern e Sebrae/RN firmam parceria para desenvolver ações de inovação e empreendedorismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) firmaram termo de parceria para o desenvolvimento de ações de Educação Empreendedora e Inovadora que estimulem a cultura do empreendedorismo e da inovação. A solenidade de assinatura do documento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 20, na Sala das Reuniões da Reitoria.

Conforme a parceria, entre outros pontos, o Sebrae vai financiar a II edição do Uern Inova, que contará com a realização de seis Hackathons e quatro Hackateens nos seis campi da Uern. De acordo com a diretora da Agência Uern Inova, a Prof. Me. Cintia Sousa, a programação está prevista para ocorrer entre os meses de outubro e novembro.

Em contrapartida, a Uern se compromete em desenvolver capacitações e construir um Grupo de Trabalho (GT) a fim de analisar as possibilidades de transferência de tecnologias de educação desenvolvidas pela Universidade para ser trabalhada pelo Sebrae/RN.

A reitora Cicília Maia destaca que esse é um momento bastante especial. “Estamos muito felizes em estar concretizando esta ação. É uma parceria que fortalece a ideia que defendemos que é a criação de uma cultura inovação e empreendedorismo em todas as áreas de conhecimento dentro da Universidade”, frisa.

O diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio Cavalcanti, externa a satisfação de ter a Uern como parceira. “Essa parceria nos possibilitará trabalhar áreas importantes como o futuro do Estado, que estão ligadas a inovação e ao empreendedorismo”, declara. Ele ressalta que é de suma importância trazer a academia mais próxima do mercado, especialmente dos micro e pequenos negócios. “É uma felicidade poder estreitar ainda mais a relação entre Sebrae e Uern”, destaca.

O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. Já o Hackateen é um momento de fomento da inovação e do desenvolvimento de novas técnicas e habilidades de organização, integração, trabalho em equipe, liderança e aprimoramento das habilidades humanas voltada para estudantes de Ensino Médio.

“Queremos reunir 300 estudantes universitários e Ensino Médio em cada Hackathon e Hackateen. Ao final da maratona, teremos cerca de três mil jovens impactados pelo evento”, observa o chefe do Setor de Negócios e Projetos da Propeg, Prof. Dr. Rafael Demetrius.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, a Profª. Drª. Ellany Gurgel, ressalta que é uma alegria contar com o apoio do Sebrae para fortalecer a cultura de inovação e empreendedorismo em todas as áreas do conhecimento. “Agradecemos a parceria do Sebrae. Temos certeza que esta união rendera grandes frutos”, diz.