...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern é reconhecida como IES empreendedora no Prêmio RN Júnior 2024

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu mais uma vez o reconhecimento de Instituição de Ensino Superior (IES) empreendedora no Prêmio RN Júnior 2024, evento realizado nesse sábado (14), no Hotel Holiday Inn, em Natal. O Prêmio também reconhece as empresas juniores que se destacaram ao longo do ano, fomentando vivências empresariais enriquecedoras e incentivando soluções inovadoras que impactam positivamente o mercado.

A Uern, que atualmente possui 11 empresas juniores, foi representada pela professora Jacinta Malala, chefe do setor de empreendedorismo da Agência Uern Inova. “Fico muito feliz de estar aqui representando a reitora Cicília Maia, pois isso reforça que estamos no caminho certo. A Propeg, por meio da Agência Uern Inova, tem a missão de aproximar a universidade da comunidade, promovendo discussões sobre cultura e empreendedorismo. Nosso setor de empreendedorismo abrange incubadoras de empresas, startups e empresas juniores, e esse prêmio da RN Júnior é extremamente importante para a Uern, pois reconhece o impacto dessas iniciativas”, afirmou Jacinta Malala.

Ela também destacou a importância de ampliar o modelo das empresas juniores na instituição: “As empresas juniores são fundamentais para colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, promovendo networking e aprendizado com outros projetos. Antes eram mais comuns em cursos como Administração e Ciências Contábeis, mas hoje percebemos sua importância em todos os cursos da Uern, fortalecendo o papel da universidade em prestar serviços à sociedade e incentivar o empreendedorismo e as ideias de negócios.”

João Felipe Ribeiro Targino, presidente da Apex, empresa júnior do curso de Direito do Campus Central, celebrou os avanços da equipe em 2024: “Foi um ano muito significativo para a Apex. No começo do ano, infelizmente, não conseguimos o reconhecimento esperado no primeiro evento, mas o time todo se uniu e colocou como objetivo conquistar nossas metas. Hoje, chegamos ao final do ano com todas elas batidas, metas que foram estipuladas em janeiro. Foi um ano mágico, muito enriquecedor tanto profissionalmente quanto pessoalmente, com muita união e impacto positivo na relação de todos os membros.”

Tallyson Isídio, presidente da D3TEC, empresa júnior de Ciência da Computação do Campus Central, também celebrou as conquistas: “A D3TEC está comemorando a conquista da meta de soluções inovadoras, a maior meta que pode ser atingida por uma EJ do nosso nível. Além disso, estamos avançando em maturidade, saindo do cluster 1 para o cluster 3. Isso é um grande orgulho para nós, pois reflete um trabalho impecável ao longo de 2023 e 2024. Mesmo sendo uma empresa do interior, nos tornamos uma das maiores empresas de tecnologia do Rio Grande do Norte. Hoje temos 24 membros e seguimos crescendo”, destacou.

Renato Noronha, presidente da RN Júnior, também ressaltou os avanços da Uern no movimento empresarial: “Esse ano tivemos as empresas juniores da Uern, como a Apex e a D3TEC, que avançaram todas as metas de forma brilhante e subiram de cluster, um indicador de maturidade medido pela Brasil Júnior. Esse avanço reflete a dedicação e a busca constante por inovação nos próprios negócios e projetos. A Uern vem sendo um espaço acolhedor para projetos colaborativos, e esperamos que no futuro as demais empresas juniores também avancem de cluster junto com a Apex e a D3TEC.”

A participação no Prêmio RN Júnior reflete o engajamento da Uern no desenvolvimento do empreendedorismo estudantil, promovendo iniciativas que conectam o ambiente acadêmico ao mercado de trabalho e contribuem para a formação prática e inovadora de seus discentes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support