Uern e instituições parceiras realizam o VI FONDIPIS entre os dias 8 e 10 de fevereiro

Profissionais de saúde, usuários do SUS, residentes em saúde, estudantes, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e integrantes de coletivos participarão do VI Fórum Internacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde (FONDIPIS), que será realizado entre os dias 08 e 10 de fevereiro, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O evento é promovido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e instituições parceiras.

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e o programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da Uern, juntos com a Ufersa, a Maternidade Almeida Castro, o Governo do Estado, a Prefeitura de Mossoró, A Rede Unida e instituições italianas se fazem presentes no evento. A programação tem como tema “Po(voar) o SUS: fortalecimento da participação popular e do controle social”.

O FONDIPIS tem como objetivo promover e solidificar espaços coletivos que valorizem o saber popular no intuito de fortalecer a democracia e a justiça social mediante o desenvolvimento de reflexões acerca da participação da sociedade civil na construção de estratégias de cuidados à saúde em seu sentido mais amplo.

Durante a programação, serão debatidas questões em torno dos eixos temáticos: A Hanseníase e Tuberculose: desmistificando as concepções construídas ao cuidar; Para além dos muros institucionais: o cuidado em saúde mental na comunidade e sua importância no fortalecimento do SUS; “Você tem fome de quê?” – o Cuidado em Saúde da População em Situação de Rua enquanto cidadãos de direitos.

Também serão discutidas as temáticas: Desigualdades e Invisibilidades no SUS – Gênero e Sexualidade; Desigualdades e Invisibilidades no SUS – Gerações – Raça/Etnia – Saúde da Pessoa com Deficiência; Educação Popular Em Saúde e o Controle Social como estratégias para o fortalecimento do SUS; e Educação Permanente, Interprofissionalidade e Formação Profissional.

Confira a programação completa no site do evento.