Texto de Vitória Araújo, estagiário de Jornalismo
A Uern e o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia promoveram, na manhã desta terça-feira (10), o lançamento da programação da campanha Outubro Rosa, que visa à conscientização sobre o câncer de mama, com recepção e orientações sobre autocuidado para pacientes da unidade de saúde.
A equipe multiprofissional do hospital, com o apoio da Uern, oferece, ao longo deste mês, uma programação diversificada para a população, como a disponibilização de atendimentos de mamografia e a construção de um fluxo de atendimento, além de uma linha de cuidado com relação à saúde mamária na região.
“Esse mês é sempre marcado pelas atividades da prevenção ao câncer de mama, então é um mês de muita palestra, roda de conversa, muita atividade educativa com foco tanto na prevenção, pensando que as mulheres precisam ter o autocuidado, no sentido de diagnosticar e evitar um tratamento mais agressivo, como cirurgias e a perda de membros”, comentou Elenimar Costa, diretora geral do hospital.
“A campanha do Outubro Rosa é um chamado toda a sociedade se conscientizar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento adequado e humanizado, além da prevenção contra o câncer através de hábitos saudáveis”, salienta a reitora da Uern, professora Cicília Maia.
Na tarde desta terça-feira, haverá ainda a exposição da Coleção Outubro Rosa do Hospital da Mulher, com obras do artista plástico Pacífico Medeiros. Diversas outras ações relacionadas à prevenção e à orientação sobre o câncer de mama serão realizadas nas próximas semanas.
Ao final do mês, informou Hosana Mirelle, servidora da Uern e diretora de gestão acadêmica do Hospital da Mulher, a programação será finalizada com um café temático sobre as experiências das mulheres que tiveram câncer de mama e será lançado um documentário produzido pelos residentes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica à Saúde da Família e Comunidade da Uern.
“É muito importante para a gente evitar o pior, o câncer de mama que está muito avançado, e é pra isso que estou aqui hoje”, relatou a paciente Sônia Rêgo, que foi ao hospital realizar um exame nesta manhã.