...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern e Hospital da Mulher iniciam programação do Outubro Rosa

Texto de Vitória Araújo, estagiário de Jornalismo

A Uern e o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia promoveram, na manhã desta terça-feira (10), o lançamento da programação da campanha Outubro Rosa, que visa à conscientização sobre o câncer de mama, com recepção e orientações sobre autocuidado para pacientes da unidade de saúde. 

A equipe multiprofissional do hospital, com o apoio da Uern, oferece, ao longo deste mês, uma programação diversificada para a população, como a disponibilização de atendimentos de mamografia e a construção de um fluxo de atendimento, além de uma linha de cuidado com relação à saúde mamária na região. 

“Esse mês é sempre marcado pelas atividades da prevenção ao câncer de mama, então é um mês de muita palestra, roda de conversa, muita atividade educativa com foco tanto na prevenção, pensando que as mulheres precisam ter o autocuidado, no sentido de diagnosticar e evitar um tratamento mais agressivo, como cirurgias e a perda de membros”, comentou Elenimar Costa, diretora geral do hospital.

“A campanha do Outubro Rosa é um chamado toda a sociedade se conscientizar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento adequado e humanizado, além da prevenção contra o câncer através de hábitos saudáveis”, salienta a reitora da Uern, professora Cicília Maia.

Na tarde desta terça-feira, haverá ainda a exposição da Coleção Outubro Rosa do Hospital da Mulher, com obras do artista plástico Pacífico Medeiros.  Diversas outras ações relacionadas à prevenção e à orientação sobre o câncer de mama serão realizadas nas próximas semanas.

Ao final do mês, informou Hosana Mirelle, servidora da Uern e diretora de gestão acadêmica do Hospital da Mulher,  a programação será finalizada com um café temático sobre as experiências das mulheres que tiveram câncer de mama e será lançado um documentário produzido pelos residentes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica à Saúde da Família e Comunidade da Uern.

“É muito importante para a gente evitar o pior, o câncer de mama que está muito avançado, e é pra isso que estou aqui hoje”, relatou a paciente Sônia Rêgo, que foi ao hospital realizar um exame nesta manhã.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support