Uern é destaque no Ranking Universidades Empreendedoras 2023

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é destaque no Ranking Universidades Empreendedoras 2023 (RUE), iniciativa da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). A Universidade subiu de posição, comparado ao último levantamento feito em 2021, e conquistou o 56º lugar no ranking geral entre as universidades participantes.

“Estamos muito felizes com este resultado. Em 2021, estávamos em 107ª e, em 2023, estamos em 56ª. Subimos 51 posições no RUE, que é um Ranking nacional, que avalia as Instituições de Ensino Superior (IES)”, avalia a diretora da Agência Uern Inova, Cíntia Sousa.

Na análise do RUE por região, das 34 Universidades participantes no Nordeste, a Uern ocupa a 12ª posição. Já no Eixo Capital Financeiro, a Uern ficou em 10ª posição no Ranking Nacional, sendo a única do Nordeste a se destacar entre as 10 primeiras. “As outras nove Universidades neste eixo são do Sul e Sudeste”, observa Cíntia Sousa.

Além do destaque no ranking, a Uern também ganhou o prêmio no Eixo de Internacionalização do Edital de Boas Práticas, promovido e divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), com o Projeto “guarda-chuva tecnológico”. O prêmio da internacionalização compõe um dos aspectos das boas práticas que as universidades mantêm em determinado eixo avaliado pelo RUE. Além da internacionalização, os outros eixos avaliados são Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Infraestrutura e o Capital Financeiro.

Para elaborar a classificação, a Brasil Júnior realiza uma pesquisa de percepção utilizando instrumentos de coleta e análise de dados com base em três fontes: as bases de dados secundários, os dados internos das Instituições de Ensino Superior (IES) e o questionário de percepção dos estudantes sobre a universidade, no qual mais de 34 mil participaram da análise. A proposta é compreender o quanto as IES brasileiras estão sendo capazes de desenvolver a sua comunidade por meio de práticas inovadoras.

O ranking é uma iniciativa para auxiliar o debate e a construção de universidades mais empreendedoras. O levantamento é feito a cada dois anos, e analisa e mede o perfil empreendedor dos alunos e professores da Universidade, além de toda a infraestrutura da Instituição voltada para fomentar o empreendedorismo universitário.