Uern é destaque em chamada do CNPq e irá enviar pesquisadores à África do Sul

Um projeto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) na área de Neurociências – “Caracterização citoarquitônica e neuroquímica de centros subcorticais de cérebros de roedores: uma análise comparativa intercontinental” – foi o nono colocado na Chamada 14.2023 – CNPq e conquistou duas bolsas de pós-doc e uma de doutorado sanduíche no maior centro de neuroanatomia comparativa do mundo, na Universidade de Witwatersrand (Joanesburgo/África do Sul), sob tutela do professor Paul Manger.

De acordo com o coordenador do projeto, Rodolfo Cavalcanti, o objetivo é realizar, em parceria com pesquisadores da África do Sul, um estudo neuroanatomico das áreas subcorticais de roedores da América do Sul, África e Oceania, a fim de compreender como esses cérebros evoluíram ao longo do tempo e considerando as pressões ambientais pelas quais passaram em cada um dos continentes.

“Trata-se de um projeto que se desdobrou a partir do BRICS Brain Consortium, cujos frutos já começaram surgir. Aqui, cabe ressaltar que o impacto do projeto foi mencionado numa avaliação extremamente positiva e que culminou na nossa classificação na nona posição em ranking nacional, num universo de quase duas mil propostas submetidas. De fato, demos um passo imenso no que se refere à internacionalização da nossa UERN e aqui cabe um agradecimento à PROPEG e à DIRI que sempre nos apoiaram ao longo da construção das parcerias”, avalia o professor Rodolfo Cavalcanti.

Para o diretor de internacionalização da Uern, Pedro Adrião, a Universidade vive uma nova fase na sua política científica de internacionalização. “É incontestável o avanço na esfera da internacionalização, experienciada no cotidiano da instituição, tendo como protagonistas docentes, discentes, técnicos administrativos e a gestão, que buscam inserir a Uern no cenário global. A aprovação do projeto do professor Dr. José Rodolfo nessa chamada pública de apoio a projetos internacionais de pesquisa é motivo de orgulho para a nossa universidade e evidencia a percepção e a clareza que os pesquisadores da Uern possuem quanto a relevância da inserção internacional”.

A notícia foi comemorada também pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Uern, Ellany Gurgel. Ela explica que a internacionalização da Uern é um dos seus objetivos estratégicos, de modo especial na pós-graduação, e a aprovação deste projeto fortalece ainda mais o compromisso da Universidade com a promoção do conhecimento além das fronteiras. “A colaboração internacional é fundamental para o avanço da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, e este projeto oferecerá oportunidades únicas para nossos pesquisadores e estudantes expandirem seus horizontes acadêmicos e contribuírem significativamente para o progresso do conhecimento em suas respectivas áreas”.