Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 17, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) discutiram a possibilidade de que as carteiras de registro no CREMERN sejam entregues no ato de colação de grau, juntamente com os diplomas dos graduados.
Uma vez acertada a sincronia entre os procedimentos administrativos para emissão e expedição de diplomas pela Pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg/Uern) e os procedimentos internos ao Cremern que emitem os registros de médicos, isso possibilitará que os dois documentos que habilitam os graduados de Medicina a exercerem sua profissão possam ser entregues no mesmo ato.
Na reunião, estiveram presentes a diretora e o vice-diretor da FACS, Profa. Dra. Allyssandra Rodrigues Maia e Prof. Dr. José Edvan de Souza Júnior, respectivamente; o presidente do Cremern, Dr. Marcos Jácome; representantes da PROEG, Prof. Dr. José Mairton Figueiredo, Nelissimara Santos Soares, e demais representantes do Cremern.
Após apresentados os procedimentos pelas duas instituições, ficou deliberado que o Marcos Jácome iria se reunir com representantes do Conselho Federal de Medicina para que os procedimentos conjuntos possam ser sincronizados.
A titular da Proeg, Profa. Ma. Fernanda Abreu, salientou a importância desse diálogo entre a Uern e o Conselho Regional de Medicina, uma vez que essa ação poderá agilizar ainda mais a inserção de profissionais médicos de qualidade à sociedade. Além disso, abre o debate para que esse procedimento possa ser aplicado também em conjunto com os conselhos regionais de outras profissões.