
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL) e a Diocese de Mossoró, irá realizar em 2025 uma atualização do estudo socioeconômico sobre a Festa de Santa Luzia. A pesquisa, que já foi aplicada em 2019, busca mensurar o impacto econômico, cultural e social da festa da padroeira de Mossoró, considerada um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Norte.
Segundo o vigário-geral e pároco da Catedral de Santa Luzia, padre Antoniel Alves, o levantamento é fundamental para compreender a dimensão da festa. “O estudo tem por objetivo atualizar a realidade da Festa de Santa Luzia, ver os impactos desta festa na cidade e na região, como é recepcionada nessas esferas. Esses dados são importantes porque nos dão clareza sobre as reais possibilidades de crescimento do evento”, explicou.
Ainda de acordo com o padre, embora o estudo não tenha como objetivo direto a construção de um santuário, as informações levantadas podem servir de subsídio em um projeto futuro. “Obviamente, se há o sonho de um santuário em Mossoró, esses levantamentos ajudam a mostrar as potencialidades econômicas, religiosas e a força da devoção à Santa Luzia”, afirmou.
Responsável técnico pela pesquisa, o professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem/Uern), explicou que o estudo de 2025 trará novas metodologias. “Vamos utilizar parâmetros atualizados, com uma nova modelagem em termos de coleta e estruturação das informações. A pesquisa terá um olhar tanto para o perfil socioeconômico dos fiéis e peregrinos, quanto para aspectos de viabilidade, como localização e possibilidades de autofinanciamento”, destacou.
Em 2019, a pesquisa ouviu mais de mil visitantes, além de permissionários e ambulantes que atuam no entorno da Catedral durante os festejos. Entre os resultados, apontou-se que 73,2% dos participantes estavam motivados pela fé, 93% desejavam a construção de um santuário e 74% estariam dispostos a contribuir financeiramente com a obra.
Para o presidente da CDL Mossoró, Stênio Max, a iniciativa fortalece a economia local ao transformar a devoção em dados concretos. “Com informações confiáveis, conseguimos mostrar o impacto econômico e social que a festa gera. Isso subsidia a Diocese, o poder público e os lojistas na tomada de decisões que melhorem a experiência dos fiéis e visitantes”, explicou.
O dirigente destacou que a festa movimenta diferentes setores e que os números vão orientar os comerciantes. “O estudo revela perfil dos visitantes, média de gastos, origem dos peregrinos e principais serviços consumidos. Esses dados ajudam os lojistas a se prepararem melhor, ajustando estoques, serviços e até promoções específicas”, acrescentou.
Realizada anualmente em dezembro, a Festa de Santa Luzia atrai milhares de devotos de Mossoró e de diferentes estados. Em 2019, a procissão de encerramento reuniu cerca de 150 mil fiéis, segundo estimativa da Polícia Militar.
Além da dimensão religiosa, a festa tem impacto direto no turismo, no comércio e na identidade cultural da região. “O estudo vai mostrar como a festa evoluiu nos últimos anos, inclusive com a influência das redes sociais após a pandemia. É uma forma de sempre buscar melhorias para a festa da nossa padroeira”, concluiu padre Antoniel.
Imagem de capa: Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, símbolo de fé e devoção na maior celebração religiosa da cidade (Créditos: Glauber Soares/cedida)