Iasmin Cardoso – estagiária de Jornalismo
Na próxima quinta-feira, 17 de julho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, apresentará oficialmente o Diagnóstico Socioeconômico do Mossoró Cidade Junina 2025. A cerimônia ocorrerá na Sala de Reuniões da Reitoria UERN, às 9h.
A coordenação da pesquisa é do professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem). A pesquisa acontece em três etapas: pré-evento, durante a festa e pós-evento. Os dados resultantes da pesquisa permitem que as empresas possam definir melhorias e investimentos em seus empreendimentos.
A pesquisa é realizada pela Uern desde 2017. O estudo reúne dados sobre o perfil dos turistas, a regionalização do evento, os impactos no comércio local e a viabilidade econômica, evidenciando o impacto do evento no turismo e na circulação de renda — desde a fase pré-festa, durante o Pingo da Mei Dia, que marca a abertura oficial do São João, até o encerramento com o Boca da Noite.
Durante o processo de pesquisa, os estudantes tiveram suporte das forças policiais que trabalharam durante todo o São João, garantindo a segurança do público.