A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoce a primeira edição do Festival Uern Cultura Viva, realizado pela Universidade em parceria com o Banco do Nordeste Cultural.
O festival acontecerá no próximo dia 11 de outubro, a partir das 18h, no largo do Sebrae, em frente ao Memorial da Resistência de Mossoró, e contará com a presença do cantor Chico César, com o show especial “Aos Vivos – 30 anos”. A programação contará ainda com os músicos potiguares Jongozu (estudante da Uern) e banda Fortunato e os Jovens de Ontem.
Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com o BNB Cultural Mossoró, o festival celebra os 57 anos da Uern e o primeiro ano de atuação do Banco do Nordeste Cultural em Mossoró.
O evento faz parte de um programa de extensão que visa incentivar a arte e a cultura na Universidade. O Uern Cultura Viva é um programa de extensão que tem como objetivo incentivar e valorizar a criação, a crítica, a estesia, a expressão, a fruição e a reflexão em arte, compreendendo a experiência e a vivência artísticas como práticas socioculturais fundamentais para uma educação integral. O intuito é estimular a sensibilidade, a criatividade e o pensamento crítico da comunidade acadêmica e da sociedade.
O projeto conta com ações formativas, estruturando e promovendo atividades como eventos, cursos, palestras e oficinas, ampliando o acesso ao conhecimento e incentivando o desenvolvimento artístico-acadêmico. Além de promover apresentações artísticas e culturais.
“Aos Vivos”
Em 1995, o disco de estreia de Chico César, “Aos Vivos” marcou o surgimento do cantor para o grande público brasileiro. Trinta anos depois, o disco, que se tornou um clássico da música brasileira, e ganha uma turnê de celebração. No palco, Chico canta na íntegra o icônico trabalho, além de outros sucessos da carreira.
Três músicas marcantes da trajetória de Chico estão no álbum: “Mama África”, “À Primeira Vista” – presentes também no disco “Cuscuz Clã” – e “Beradêro”, que o acompanham em seus shows até hoje.