UERN distribui mais de uma tonelada de alimentos arrecadados para instituições carentes

Três instituições filantrópicas e cinco residências universitárias foram beneficiadas com a distribuição de uma tonelada e meia de alimentos arrecadados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante os 08 dias da realização do Festival de Teatro da UERN, o FESTUERN. A entrega dos alimentos aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. O Festival é um evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UERN, desde 2003

A distribuição dos alimentos foi feita pelo Reitor da UERN aos representantes da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AACMR), Fundação Casa do Caminho e ao Lar da Criança Pobre, e as cinco residências universitárias. A novidade deste ano é que foram arrecadados além dos alimentos, brinquedos e material escolar. A recepção aos convidados nesta solenidade de entrega de alimentos foi feita pelo Grupo de Chorinho, do Conservatório de Música Dalva Stella Nogueira Freire, da UERN.

Na oportunidade, o professor Adalberto Veronese da Costa, coordenador Geral do FESTUERN, destacou o poder de inclusão social que o festival proporciona. Primeiro que ele começa no início do ano fazendo um trabalho de inclusão, levando professores, alunos e técnicos as escolas buscando perspectivas, através do teatro, sem contar com a sequência dos trabalhos, em circuitos em cidades contempladas com os melhores espetáculos.

O Pró-Reitor de Extensão, professor Etevaldo Almeida Silva, disse que o objetivo da UERN é dar continuidade a promoção desse Festival de Teatro que acontece durante o ano inteiro, assim realizando a prática da extensão universitária. E informa que com essa ação a UERN contempla a mais de 1.600 pessoas atendidas nessas instituições, fazendo a ponte da universidade com a sociedade, na distribuição desses alimentos, brinquedos e material escolar. A inovação desse ano, com a inclusão de brinquedos e material escolar, foi possível com a parceria firmada com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis(PRORHAE) na Campanha Meu Melhor Natal.

O Reitor Pedro Fernandes lembra que um momento como este, só concretiza o que a instituição vem defendendo há muito tempo: que é esta aproximação com a comunidade, abrindo assim, os portões para a nossa sociedade. Segundo ele, a UERN tem conhecimento da importância dos trabalhos de extensão que a instituição vem ampliando nesta administração, mostrando assim, uma nova realidade assumida pela UERN junto a comunidade mossoroense, e onde ela está presente no Rio Grande do Norte.

Segundo o dirigente da UERN é importante dizer que o resultado dessa ação deixa os que fazem a instituição feliz, por um projeto da universidade que extrapola a sala de aula e chega as comunidades, através da cultura. E aproveita para dar a sua palavra de incentivo aos alunos para que se aprofundem mais seus conhecimento sobre o que representa o Projeto FESTUERN, para que a cultura passe a fazer parte de suas vidas.

Pedro Fernandes adianta que a Universidade precisa ainda avançar mais. “Nós estamos falando em teatro e cultura, mas o nosso vice-reitor, Aldo Gondim, que é da Educação Física, já estuda a promoção de torneios intercampi e intercursos que envolva pessoas de outros segmentos na prática esportiva”. E finaliza lembrando que a UERN conta também com o Conservatório de Música que se encontra com suas portas abertas para receber jovens e adultos, para que estes começem a conhecer um instrumento musical. Estas ações conjuntas, de acordo com o reitor, ajudam a dar uma maior tranquilidade as famílias, contribuindo assim, para que seus filhos evitem, por exemplo, o caminho das drogas.