A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu nesta quinta-feira (9), a visita da representante da União Europeia, Maria Cristina Araújo, que veio acompanhada da coordenadora do Centro Feminista 8 de Março (CF8), Conceição Dantas, da engenheira agrônoma Ivi Aliana e da jornalista Camila Paula.
O reitor Pedro Fernandes agradeceu a visita e falou sobre o interesse da UERN em estabelecer parcerias com as entidades e firmar um Termo de Cooperação. Um dos assuntos discutidos foi o projeto “Mulheres redesenhando a vida, transformando o semiárido”, cofinanciado pela União Europeia, cuja gestora operacional é Maria Cristina Araújo. Entre as ações estipuladas pelo projeto, estão: o desenvolvimento de tecnologias sociais de reuso de água, captação da água de chuva, assessoria técnica e melhoramento das atividades produtivas, dentre outras.
“Temos alguns programas abertos com as universidades, sempre trabalhando na perspectiva da inovação e da inclusão, com intercâmbios, mobilidade com universidades europeias. A área ambiental é prioritária em nossa parceria estratégica com o Brasil”, afirmou Cristina Araújo.
Conceição Dantas acrescentou que a UERN exerce um papel fundamental. “A UERN tem uma importância estadual muito grande. É a Universidade que mais forma a classe trabalhadora do Rio Grande do Norte, por isso queremos firmar essa parceria”, afirmou Conceição Dantas.
Vários professores e técnicos prestigiaram a reunião e discutiram propostas de parcerias.