A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e o Instituto Benjamin Constant, tradicional instituição de ensino para deficientes visuais, localizada na cidade do Rio de Janeiro, discutem parceria. Representando a Universidade, a reitora Cicília Maia conheceu, no último dia 20, as instalações e o trabalho de referência desenvolvido pelo Instituto.
Realização de eventos, visitas, capacitações, fornecimento de material em braile, impressão de livros, troca de experiências, entre outras possibilidades foram discutidas pela reitora com o diretor-geral do IBC, professor Mauro Conceição.
“Tivemos a oportunidade de conhecer todos os espaços do Instituto Benjamin Constant, esse centro de referência que já tem 170 anos, uma experiência ímpar para aprender no que diz respeito a acolhimento, formação e produção de material para pessoas com deficiência visual. Ficamos muito felizes em conhecer de perto e poder refletir um pouco sobre a importante pauta da inclusão com a Diretoria e deixar estabelecido o início de uma parceria IBC e Uern. Nos próximos passos vamos elaborar um plano de trabalho conjunto e assinar o termo de cooperação”, adiantou Cicília Maia.
A professora Jéssica Neiva Figueiredo, titular da Assessoria de Governança e Transparência da Uern, acompanhou a reitora na visita.
“Conheci o IBC durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação, em novembro de 2024 e já fiquei muito impressionada. Agora, nesta visita institucional com a nossa reitora, foi possível conhecer mais de perto as ações desenvolvidas aqui e enxergar um grande potencial de parceria entre as nossas instituições. Como Assessora de Governança da Uern, vejo essa aproximação como uma oportunidade valiosa para somarmos esforços e ampliarmos o potencial que temos com essa parceria”, explicou.
Participaram ainda da reunião, pelo Instituto Benjamin Constant, Carla Maria Alves, chefe de gabinete; Ana Maria Nóbrega, assessora de gabinete da direção-geral; Alessandro Luiz Xavier, diretor do Departamento Técnico-Especializado; e Marcelo Bustamante Chilingue, diretor do Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação.