...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern discute criação de Centro de Inovação e Tecnologia em Agricultura Familiar em parceria com a China

A equipe gestora da Uern recebeu, na tarde deste sábado (3), na Sala de Reuniões da Reitoria, a comitiva chinesa que visitou o Rio Grande do Norte para celebrar a a Parceria Brasil-China para Mecanização Agrícola da Agricultura Familiar, na última semana. A iniciativa contou com a presença da equipe da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF) e do Instituto Baobá.

Durante o encontro, foram iniciadas as discussões para a instalação de um Centro de Inovação e Tecnologia para Mecanização Agrícola – um Centro de Agricultura Inteligente –  tendo como base o município de Apodi. A ideia é que esse plano de trabalho seja conduzido numa parceria entre a Uern, instituições de ensino brasileiras e chinesas, além de órgãos governamentais.

Na última sexta-feira (2), a comitiva chinesa participou, juntamente com representantes dos governos estadual e federal, do lançamento da Unidade Demonstrativa Brasil-China de Cooperação em Desenvolvimento Agrícola, em Apodi.

O programa prevê a testagem de 31 máquinas chinesas, em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cooperativas e em unidades de agricultura familiar.

Conforme explicou a reitora Cicília Maia, durante o encontro deste sábado, a proposta é que o Centro funcione como um ambiente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que busque oferecer avanços e soluções relacionadas à agricultura familiar na região.

Uma das ideias para o Centro é que, inicialmente, o equipamento comporte espaços  para que estudantes e pesquisadores chineses acompanhem o uso e a manutenção das máquinas agrícolas que serão utilizadas a partir deste mês no município potiguar, além de compartilharem conhecimento, numa rede de pesquisa.

O encontro foi realizado na Sala de Reuniões da Reitoria

“Me sinto muito feliz por a gente estar aqui hoje tratando de um tema como a agricultura familiar e poder pensar nessa possibilidade (de criação do Centro)”, frisou a reitora, destacando que Apodi já conta com um polo de ensino a distância da Uern e que a Universidade tem o projeto de construção de um novo campus no município.

Ao final do encontro, que também contou com a participação de pró-reitores, pesquisadores e diretores da Universidade, além da deputada estadual Isolda Dantas, ficou decidida a formação de um grupo de trabalho que viabilizará as tratativas iniciais para a implantação do Centro, durante as próximas semanas. Representando a Uern no grupo de trabalho estão os professores Vinícius Claudino e Lima Júnior.

Similaridades e oportunidades

Entre os membros da comitiva chinesa, estiveram presentes ao encontro deste fim de semana representantes da Universidade Agrícola da China (CAU, sigla em inglês para China Agricultural University) e da Associação Internacional para a Cooperação Popular (IAPC/BAOBAB) – entidade que promove intercâmbio tecnológico entre países da América Latina, África e Ásia.

Conforme o reitor da CAU, Zhenghe Song, a agricultura familiar promovida na maior parte da China possui diversas semelhanças com a mesma atividade realizada no Nordeste do Brasil, o que confere à parceria entre os dois países uma oportunidade de aprendizado mútuo.

“Nós desejamos não apenas desenvolver máquinas, mas aprimorar a engenharia da agricultura familiar de forma sistêmica, ajudando as pessoas”, frisou a diretora da Faculdade de Engenharia da CAU, Yang Minli, que também é presidente do Instituto Internacional de Equipamentos Agrícolas Cinturão e Rota Inovação e Agricultura Inteligente.

Também presente ao encontro, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Estado , Alexandre Lima, destacou a importância da participação da Uern na parceria entre os dois países, que possui potencial para estender-se e contribuir ainda mais para o desenvolvimento local.

“É muito significativa a integração da Uern nessa iniciativa, puxada pelo Consórcio Nordeste (autarquia interestadual que tem a governadora Fátima Bezerra como presidente) e pelo governo do Estado, pela mecanização e tecnificação da agricultura familiar. Isso reafirma o compromisso da Universidade com o desenvolvimento sustentável na região”, salientou o secretário, que é também professor da Uern.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support