...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN debate questões étnicas do Nordeste até sexta-feira

Foi aberto ontem à noite o IX Colóquio Sobre Questões Étnicas do Nordeste Brasileiro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O tema é: Questões Étnicas e Políticas Públicas de Ações Afirmativas em Tempos de Incertezas.

A abertura foi marcada pela mesa-redonda com a presença das professoras Francisca Ramos, pró-reitora de Ensino de Graduação, e Ivonete Soares. E Melquezedeque Fernandes, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A professora Ivonete Soares destacou que o assunto é pertinente mesmo com os avanços dos últimos anos. “Precisamos enfrentar o racismo, essa é a principal coisa. Discutir as questões étnicas é discutir a questão sobre os grupos humanos de nosso País. No Nordeste esta questão tem avançado profundamente como no Brasil nos últimos 18 anos com a afirmação de direitos”, declarou.

Francisca Ramos acrescentou a importância das cotas raciais nas universidades. “A questão étnica e racial não pode ficar à margem das discussões sociais. Sabemos que o povo negro e o indígena têm muitas dificuldades de inserção social e essas pessoas precisam continuar com políticas afirmativas”, analisou.

A mediadora foi a professora Eliane Anselmo, que também é coordenadora do colóquio. “A gente resolveu promover um debate e as nossas pesquisas neste momento importante de nossa história em que precisamos colocar as questões étnica e racial em discussão”, frisou.

O evento transcorre até a próxima sexta-feira.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support