A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu a visita técnica do Prof. Dr. Alejandro Amaya Vezzoso, da Universidad de la Republica, no Uruguai, para discutir parceria de internacionalização para o Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino). O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 22, na Sala de reuniões da Reitoria.
O Posensino é realizado numa associação entre a Uern, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e recentemente ganhou um curso de Doutorado. “Essa parceria de internacional é um diferencial para fortalecer a pós-graduação no interior”, observa a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, Ellany Gurgel.
A reitora Cicília Maia afirma que é uma satisfação muito grande esse diálogo sobre a formação de mais um convênio com instituições estrangeiras. “Enquanto Universidade, temos intensificado as ações de internacionalização. Para os estudantes, a experiência internacional é enriquecedora, é um diferencial na sua formação acadêmica”, declara.
De acordo com o professor Alejandro Amaya Vezzoso, a parceria representa a possibilidade de crescimento ao dialogar com pessoas de diferentes países que estudam sobre a educação. Ele complementa que é uma alegria estabelecer essa conversa. “A Uern compartilha dos mesmos valores que a gente, como a promoção da justiça, equidade e responsabilidade social, e isso facilita a cooperação”, diz o professor.
O titular da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Pedro Adrião, informa que a Uern possui 31 convênios com instituições estrangeiras, e a ideia é expandir as parcerias com instituições da América Latina, África e Ásia, que fazem parte do eixo Sul-Sul.
Ellany Gurgel ressalta que a Uern tem instigado esse processo internacionalização, em especial no do eixo Sul-Sul. “Receber o professor Alejandro Amaya Vezzoso aqui na nossa Universidade vai poder fazer com que a gente faça um estreitamento desses laços com instituições deste eixo. Essas parcerias possibilitam que ações de internacionalização sejam executadas não só no Posensino, mas também em outros programas de pós-graduação”, finaliza.