A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, nesta terça-feira, 16, a posse de novos servidores efetivos em solenidade na Sala de Reunião da Reitoria, em Mossoró. O momento foi marcado pela emoção dos empossados e pela acolhida calorosa da comunidade acadêmica, que reforçou o caráter público, inclusivo e transformador da Instituição.
Foram empossados quatro agentes técnicos administrativos/auxiliares administrativos: Sandy Thomaz dos Santos, lotada na Pró-Reitoria de Administração (Proad); Willyam Thielly Pereira de Araújo, na Faculdade de Letras e Artes (Fala); Francisco Júnior Souza Albuquerque, no Campus de Patu; e Paulo Vinicius Lima Nascimento, na Faculdade de Enfermagem (Faen). Também tomou posse a técnica de nível superior/assistente administrativo Antônia Brunielle Pessoa Freire, que atuará na Biblioteca Central, no Campus de Mossoró.
A cerimônia contou com a presença da reitora da Uern, Cicília Maia, que destacou o simbolismo da posse no contexto das comemorações pelos 57 anos da instituição. “É com imensa alegria que recebemos vocês com suas famílias. Agora somos uma mesma família, da Universidade. O que temos de melhor são as pessoas que entendem o que esse equipamento pode proporcionar para a região, para o Brasil e para o mundo. A nossa Universidade é símbolo de resistência, de luta; é inclusiva e includente. Precisamos de pessoas que lutem pela Uern e, sobretudo, pela educação pública”, afirmou.
O pró-reitor em exercício da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Luís Marcos, lembrou da própria trajetória ao ingressar na Instituição. “A Uern não é nem minha segunda casa, é minha primeira casa. Aqui nós temos a missão de servir ao público e formar pessoas. A responsabilidade de vocês é muito grande, porque vão modificar a vida das pessoas, trazendo a elas um novo sentido e um novo propósito”, ressaltou.
Durante o ato, a titular da Diretoria de Pessoal da Progep, Izabel Monte, fez a leitura do termo de posse, e a servidora Antônia Brunielle Pessoa Freire leu o termo de compromisso em nome dos demais colegas.
Os novos servidores relataram a emoção de viver esse momento. Para Willyam Thielly, de 29 anos, assumir o primeiro cargo público é “uma sensação indescritível, fruto de anos de dedicação e da alegria de ser o primeiro da família a se tornar servidor público”. Já Paulo Vinicius, 24 anos, destacou que o esforço valeu a pena: “Foi um período de muitas abdicações, mas, graças a Deus, consegui e agora quero aproveitar ao máximo essa trajetória na Universidade”.
Francisco Júnior, 23 anos, natural de Ererê (CE), comemorou a conquista. “O cargo público é uma realização, um reconhecimento de muito esforço e dedicação. Estar na Uern é motivo de grande alegria pessoal e profissional”, disse. Já Antônia Brunielle, que antes atuava como psicóloga efetiva no Município de Pau dos Ferros, ressaltou o vínculo criado com a Instituição: “Sempre ouvi que a Uern era uma mãe, e hoje estou realizando o desejo de me tornar parte dessa casa que tanto contribuiu para minha formação”.
A solenidade também reuniu gestores da Universidade, entre eles o vice-reitor Chico Dantas; o pró-reitor adjunto da Proad, Pedro Rebouças; a diretora da Fala, Iara Maria Carneiro de Freitas; a diretora do Campus de Patu, Claudia Maria Felício Ferreira Tomé; a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Jocelania Marinho; a pró-reitora de Administração, Simone Gurgel de Brito; o diretor da Faen, Francisco Rafael Ribeiro Soares; e a chefe do Setor de Concursos e Seleções, Semiramis Oliveira Rosado Diniz.
Fotos: Rodrigo Oliveira