Uern dá início a Encontro Anual dos Laboratórios de Pesquisa

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg), através do Departamento de Apoio ao Pesquisador (DAP), iniciou na tarde desta terça-feira, 07, o Encontro Anual dos Laboratórios de Pesquisa (ENALAB 2024). O evento ocorrerá até 8 de maio, de forma virtual, com transmissão pelo canal do Youtube Uern Oficial.

A programação começou às 14h30, com a palestra sobre o tema “Captação de recursos para estruturação de laboratórios de pesquisa”, com o Prof. Dr. Lucindo José Quintans, Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Para apresentar o início do evento, o professor Kleberson Porpino, do Departamento de Ciências Biológicas do Campus Mossoró, explicou que a ideia do encontro é trazer pessoas externas à Universidade para discutir a elaboração de projetos para captação de recursos para laboratórios, assim como apresentar ao público alguns serviços relacionadosa à pesquisa.

Amtes de iniciar a palestra, o professor pediu um momento de silêncio em memória das vítimas das chuvas no estado do Rio Grande do Sul. Divulgou ainda um QR e um código PIX para doações.

Na sua fala, a reitora Cicília Maia também manifestou a necessidade de exercício da solidariamente. Mencionou ainda medidas que a Uern tem tomado para ajudar na recuperação da área afetada na região Sul, como a disponibilização de pessoas que querem ajudar e doação de roupas e agasalhos.

Voltando ao ENALAB, destacou que “não abrimos mão de que esse evento seja virtual para chegar em todas as unidades acadêmicas e em toda a nossa comunidade”. Completou: “O evento promete ser enriquecedor e inspirador para todos nós”.

“É muito importante quando a gente tem esses momentos de ampliação do diálogo, de trocar de experências, de buscar estratégias de fortalecimento”, disse a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. “É por isso que o evento foi muito bem pensado e planejado desde a temática”.

De acordo com o professor Lucindo Quintans, eventos como o encontro são importantes porque “dialogam com as capacidades e necessidades de uma instituição pública, principalmente localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte, um dos principais estados do Nordeste brasileiro”.

Nesta quarta-feira, 08, o debate será sobre o tema “Como estruturar projetos para a captação de recursos em Ciências Humanas e Socais”, com a palestrante Profª. Drª. Zoraide Souza Pessoas (UFRN). Logo em seguida, terá a discussão sobre “Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT): recursos e oportunidades”, com o Prof. Dr. Tiago Emmanuel Nunes, diretor do IBICT.

O encontro foi pensado a partir da necessidade de qualificar pesquisadores, no intuito de mostrar como é possível captar recursos para estruturar os laboratórios em distintas áreas, bem como apresentar oportunidades do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para impulsionar os Laboratórios e pesquisas.

Haverá certificado de participação do evento e as inscrições são realizadas através do link.