Nesta quarta-feira (16), a Uern, através da Escola de Extensão (EdUCA), realizou da primeira reunião da Rede Cult da Zona Norte de Natal (RedeCultZN), iniciativa que reúne instituições públicas, agentes culturais e coletivos com o objetivo de mapear e fortalecer as iniciativas culturais do território. A RedeCultZN já reúne quase 60 integrantes, entre artistas, grupos culturais, lideranças comunitárias e instituições. O encontro marcou o início da organização das ações do grupo, definindo metodologias de levantamento de informações e estratégias para promover a articulação cultural da zona Norte.
A professora Irene van den Berg, diretora da EdUCA, a integração da Uern à RedeCultZN representa o compromisso institucional com a valorização da cultura local e a construção de políticas públicas a partir do diálogo com a comunidade. “A Uern Natal sempre esteve atenta ao papel transformador da cultura e, agora, com a RedeCultZN, damos um passo importante na articulação de ações conjuntas, no mapeamento das atividades culturais e no fortalecimento das redes locais de cultura”, destacou.
Durante a reunião, os participantes destacaram a importância de reconhecer a diversidade cultural da zona Norte e de construir pontes entre iniciativas já existentes, potencializando espaços e ações já desenvolvidas em escolas, comunidades, coletivos artísticos e instituições públicas.
A próxima etapa da RedeCultZN será o levantamento de dados sobre agentes culturais, espaços e práticas culturais na região, além da construção de uma agenda colaborativa de atividades. A Uern Natal, através da EdUCA, segue como parceira ativa, reforçando o papel da universidade pública na promoção da cidadania cultural e no fortalecimento dos territórios periféricos.