...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern convoca pesquisadores, estudantes e docentes a participarem do Censo da Pós-Graduação Capes

A Universidade conta com 25 cursos de pós-graduação stricto sensu, que reúnem 411 docentes e 1.100 discentes, sendo 193 doutorandos e 907 mestrandos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participará do Censo da Pós-Graduação stricto sensu 2025, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa tem como objetivo reunir informações essenciais sobre o corpo docente, discente e de pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação de todo o país, fortalecendo o planejamento e a gestão da política nacional de pós-graduação.

Atualmente, a Uern conta com 25 cursos de pós-graduação stricto sensu, que reúnem 411 docentes e 1.100 discentes, sendo 193 doutorandos e 907 mestrandos. Todos estão aptos a participarem do Censo, conforme regulamentação da Instrução Normativa nº 4/2025 e da Portaria Capes nº 286/2025, que definem o processo e o calendário oficial.

O preenchimento do formulário eletrônico para os docentes, discentes e pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação de todo o país estará disponível na Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/) a partir de 03 de dezembro, seguindo até 26 de fevereiro de 2026.

De acordo com as normas da Capes, o Censo será considerado concluído quando cada programa atingir no mínimo 95% de respostas, critério indispensável para a homologação do relatório anual e para a participação em programas e auxílios da agência. O levantamento é obrigatório e deve ser acompanhado pelos coordenadores de cada Programa de Pós-Graduação.

O diretor de Pós-Graduação da Uern, professor Wogel Oliveira, enfatiza a relevância do processo e o papel coletivo da comunidade acadêmica: “O Censo da Capes é uma oportunidade estratégica para fortalecermos a visibilidade e a credibilidade dos nossos programas. Cada resposta representa um dado essencial para demonstrar a relevância social e acadêmica da pós-graduação da Uern. A participação ativa de docentes, discentes e coordenadores é fundamental para que possamos manter a universidade alinhada às melhores práticas e políticas nacionais de formação científica.”

Além de garantir a transparência e a consolidação de estatísticas oficiais sobre a pós-graduação brasileira, os resultados do Censo contribuirão para subsidiar políticas públicas e aprimorar a qualidade da formação de mestres e doutores no país.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support