...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern contará com um Centro de Pesquisa da Pré-História

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) contará com um Centro de Pesquisa da Pré-História (CPPH), que funcionará como a reserva técnica dos acervos arqueológicos que são coletados nas pesquisas feitas no Rio Grande do Norte. A viabilidade é através de uma parceria entre a Uern, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-RN) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

O professor Marcílio Falcão, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), visitou o canteiro de obras (foto). O projeto da edificação prevê uma área construída de 389,99 metros quadrados, que será instalado no Campus Mossoró. Segundo a titular da Superintendência de Obras e Engenharia (Sobe/Uern), Sara Barroso, a parceria IPHAN/COPEL/UERN inclui desde a concepção conceitual do prédio até a sua entrega final, com os respectivos mobiliários.

Com orçamento total estimado de R$ 1.2 milhão, o CPPH contará com espaços de reserva técnica de arqueologia, laboratório arqueológico, laboratório de informática e pesquisa, sala de professores, sala de guarda de material paleontológico, sala de datações e outros ambientes de apoio às atividades.

De acordo com professor Dr. Valdeci dos Santos, atualmente só tem três instituições que tem essas reservas técnicas: a Uern, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Museu Câmara Cascudo. “Esse prédio de Pesquisa da Pré-história da Uern será o primeiro no Brasil a ser construído para funcionar especificamente como reserva técnica de acervos arqueológicos”, frisa o professor.

Ele complementa que além da arqueologia, a unidade também vai funcionar com uma área paleontologia, onde acervos paleontológicos poderão ser guardados nesses locais.

A unidade servirá ainda para trabalhar com estudantes dos cursos de História e Ciências Biológicas em aulas expositivas, em laboratório de análise, material arqueológico e paleontológico.

Para Valdeci dos Santos, a construção do Centro é uma grande conquista para a Uern. “Não somente o primeiro do Brasil, mas é o primeiro prédio a ser construído especificamente para pesquisas da pré-história abrangendo a arqueologia e paleontologia”, destaca o pesquisador.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support