A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, mais uma vez, é parceira do Festival “A praia é para todos”, evento que acontece anualmente na Praia das Emanuelas, em Tibau – RN, e que dispõe de uma extensa e animada programação voltada para Pessoas com Deficiência (PcD).
Na manhã de hoje, 15, a reitora da Uern, Cicília Maia, recebeu em seu gabinete o vereador Petras Vinícius e representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (Adefim), para discutir sobre a edição 2025 do Festival, que virá com muitas novidades.
“O Festival A praia é para todos chega nesse novo formato como Festival, inclusive o maior do Brasil nesse formato, contando com música, fit dance, atividades recreativas, banho assistido com cadeiras anfíbias, caiaque, prancha adaptada, colete de salva-vidas. A gente tem toda essa infraestrutura, inclusive agora com equipamentos próprios, frutos de uma emenda parlamentar”, informou Petras Vinicius, um dos idealizadores do evento.
Caravanas de diversos municípios potiguares devem participar do Festival este ano, reunindo mais de 1.500 pessoas com deficiência, segundo estimativa da organização. “De fato não é só um evento de Mossoró. O município vem com oito ônibus, fora as pessoas que vão nos carros próprios, e cidades como Apodi, Governador Dix-sept Rosado, Baraúna, Campo Grande e Paraú participam também, então torna um evento gigante com a infraestrutura, com o esforço de muitos parceiros que ajudam a realizar esse festival”, destacou Petras Vinicius.
A vice-presidente da Adefim, Josy Lacerda, falou da felicidade em ver esse evento crescendo a cada ano, e destacou a importância de iniciativas como essa que proporcionam novas experiências para pessoas com deficiência. “Eu fico muito orgulhosa de ver as proporções que ele tomou porque é um sonho que se originou da nossa querida e inesquecível Benômia Rebouças, que foi quem teve a ideia de fazer esse festival. É uma causa realmente muito nobre, muito bonita. Então a gente só se orgulha de ver aquela sementinha se transformando numa linda árvore”, finalizou.
Parceria da Uern fortalece o Festival com ações de inclusão
A busca por inclusão é uma luta constante da Uern, não apenas no âmbito acadêmico, mas estimulando essa prática também na sociedade. Nesse sentido, desde a primeira edição do projeto “A praia é para todos”, a Universidade tem sido parceira. “Nós ficamos muito gratificados e gratificadas, porque o projeto tem avançado muito, no sentido de que é plantando essas ações que nós vamos mostrar à sociedade, que é possível, sim, fazer a inclusão em todos espaços”, afirmou a Diretora da Diretoria de Ações Inclusivas (Dain/Uern), profa. Dra. Ana Lúcia Aguiar.
Com o trabalho de alunos e voluntários da Uern, as ações dentro do Festival se concretizam. “A gente tem uma participação muito direta da Uern nesse banho assistido, porque é preciso uma equipe para garantir que as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tenham acesso ao mar. Além disso, temos a parceria na parte de logística, com apoio do ônibus e, claro, a divulgação institucional da Uern”, concluiu Petras Vinicius.
A edição 2025 do Festival “A praia é para todos” acontecerá no próximo dia 26 de janeiro, em Tibau.