Uern conclui com bons resultados gestão do Forproex Nordeste

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) encerrou com bons resultados sua gestão à frente da coordenação da regional Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX). Nos últimos dois anos (2022-2024), a universidade compôs a coordenação e vice-coordenação, por meio do Pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, ao lado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a Pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira.

Durante o 53° Encontro Nacional do Forproex, ocorrido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis/SC, entre os dias 2 e 5 de junho, foram empossados os professores Richard Santos, da UFSB, e Margareth Tavares, da Uncisal, como novos coordenadores.

“Nos últimos dois anos tivemos a satisfação de coordenar este importante fórum, ao lado da professora Sueli Pereira, da UFS, contribuindo com o fortalecimento da extensão nas instituições de ensino superior do Nordeste e do Brasil, por meio de articulação com colegas pró-reitores de todo o Brasil. Chegamos ao 53° Encontro Nacional do Fórum felizes com os resultados conquistados e o reconhecimento do trabalho pelos nossos colegas pró-reitores”, comentou o professor Esdras Marchezan.

Neste período, compondo a coordenação da regional Nordeste, a Uern esteve presente na definição de ações importantes como o desenvolvimento do programa “Alô, Comunidade”, exibido para todo o Brasil, mostrando ações de extensão das instituições brasileiras; a coordenação da realização dos encontros regionais do fórum, em Recife/PE e Juazeiro do Norte/CE; a participação em agendas nacionais importantes da extensão, junto a coordenação nacional do Fórum; além de promover maior integração entre as pró-reitorias de extensão do Nordeste, principalmente no compartilhamento de experiências sobre os desafios da curricularização obrigatória da extensão nas Instituições.

“A Uern tem um histórico muito positivo de participação efetiva neste Fórum, contribuindo com a construção de políticas públicas relacionadas à extensão no Brasil. Na coordenação do fórum, conseguimos ampliar esse trabalho, junto com os demais colegas da região, a quem agradeço demais pelo apoio prestado e trabalho desenvolvido”, disse o professor Esdras Marchezan.

O 53° Encontro Nacional do Forproex marcou também o fim da gestão do professor Helder Eterno, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na presidência nacional do Fórum, e o início da gestão da professora Lana Nascimento, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), eleita nova presidente do Fórum, ao lado da professora Sandra Maria Antunes, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).