Uern concede grau a 138 formandos em Pau dos Ferros

O Ginásio Poliesportivo Vereador Milton França estava lotado na noite desta segunda-feira, 27, para receber os 138 agora ex-alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e seus familiares.  Presidida pela reitora Cicília Maia, a cerimônia contemplou os cursos de Ciências Econômicas, Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Enfermagem, Educação Física e Geografia, ano 2023.2.

A graduanda Maria Fernanda Leandro de Jesus, de Pedagogia, proferiu discurso. Lembrou das dificuldades do início do curso com a pandemia, mas louvou o fato de os estudantes terem superados todos os desafios. “Hoje você pode dizer que foi estudante da Universidade. Você está se formando, você venceu. Aqui não é a linha de chegada, é só o começo de uma trajetória de conquistas”, disse. De origem humilde, Maria Fernanda é a primeira da família a obter um diploma.

Em fala emocionada, o professor Agassiel de Medeiros Alves, diretor da Uern Pau dos Ferros, também parabenizou os então formandos pela conquistas e agradeceu a todos que fazem a Universidade, professores, técnicos-administrativos, discentes e terceirizados. “Ao ver tantos alunos e alunas esse espaço se torna muito especial para celebrar uma cerimônia importante como essa colação de grau”.

Muitos ex-alunos da Uern são os primeiros de suas famílias a obterem formação de nível superior, como Maria Fernanda. A reitora destacou esse fato, ressaltando a importância para o Rio Grande do Norte da Universidade, que, este ano, completa 56 anos com conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Ressaltou: “Isso é muito marcante e muito significativo. São anos de muita dedicação e muito esforço de cada um e cada uma de vocês”.

Para Geovana Fernandes, formada em Geografia, aquele momento representava um sentimento de dever cumprido. “Passamos esses anos todos nos dedicando e a sensação é de gratidão”.

Joel Matheus e Maria Samara colaram grau em Letras – Língua Portuguesa. Ele nasceu em Major Sales e ela, São Miguel. Mudaram-se para Pau dos Ferros para cursarem o nível superior. “Eu quero contribuir com a sociedade principalmente no contexto de ensino e aprendizado”, disse Joel. E Samara reiterou: “É só o começo de uma nova jornada”.

Confira fotos do evento neste link.