Presente em todo o Estado, através dos seus seis campi, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem oportunizado o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade para famílias potiguares. Hoje, dia 28 de setembro, a Instituição completa 56 anos de história, promovendo acolhimento, formação e transformação social.
Tal qual a árvore do Juazeiro, a Uern oferece acolhimento com sua sombra de conhecimento, espelhando frutos de desenvolvimento para todo o Rio Grande do Norte. As comemorações dos 56 anos trazem com o tema “Saber que acolhe”, ressaltando o compromisso da instituição com o conhecimento científico aliado à sabedoria popular.
A Universidade acolhe a menina que deseja ser cientista, a estudante da escola pública, a pessoa com deficiência, a comunidade LGBTQIA+, o filho do agricultor, o senhor e a senhora 60+ que nunca desistiu do sonho do diploma de graduação, enfim, todos sem distinção.
Este ano, a Universidade celebra ainda o cinquentenário do Campus de Assú, um marco na expansão institucional que consolidou a presença da Uern em seis cidades do estado – Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Uma das marcas fortes da Uern é a interiorização. Com seus seis campis distribuídos em todas as regiões do estado, a Universidade tem a maior capilaridade regional do Estado.
São ofertas 56 cursos de graduação presenciais e 7 cursos de graduação em Educação a Distância (EaD) distribuídos em 16 polos, que contribuem significativamente para o fortalecimento da educação básica e do desenvolvimento socioeconômico do Estado. Todos os cursos são reconhecidos e bem avaliados junto ao Conselho Estadual de Educação, o que confere ao estudante da Uern a garantia de validade e reconhecimento de seu diploma em todo o território brasileiro.
A Uern já emitiu mais de 56 mil diplomas de graduação e pós-graduação. Em média, por ano, são expedidos cerca de 1.400 diplomas de graduação. Hoje, são quase mil estudantes de graduação, dos quais 80,5% são do Rio Grande do Norte.
Na pesquisa e pós-graduação a Uern também se destaca. Graças ao projeto de expansão da pós-graduação da Uern, um aluno recém-graduado tem a chance da formação continuada sem precisar sair para outros estados. Atualmente, são 23 programas de pós-graduação, nos campi de Mossoró, Pau dos Ferros, Assú e Caicó, em diversas áreas do conhecimento.
Somente neste ano, a Uern conquistou quatro cursos de doutorado nas áreas de ensino, em Geografia, em Ciências Naturais, em Mossoró, e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido, em Pau dos Ferros. Com isso, a Uern completa a oferta de 34 cursos de pós-graduação, sendo 25 de mestrado e nove de doutorado.
O avanço na pós-graduação reflete diretamente na quantidade e qualidade das pesquisas desenvolvidas na Instituição. Com mais de 90% do corpo docente da Uern formado por mestres e doutores, resultado da política de capacitação que também alcança os servidores técnico-administrativos, as pesquisas realizadas na Universidade têm tido maior destaque.
Na extensão, são mais de 250 ações desenvolvidas, incluindo ações de grande repercussão na sociedade, como o Grupo de Dança Universitário de Mossoró – Grudum, o Grupo de Teatro Universitário de Mossoró – Grutum e Festival de Teatro da Uern – Festuern. As ações de extensão abrangem mais de 190 mil pessoas.
A reitora Cicília Maia externa que essa é uma data muito especial para a comunidade acadêmica. “A Uern chega aos 56 anos cumprindo a sua missão de democratizar o acesso ao ensino superior. São milhares histórias de vidas que foram transformadas pela Uern. Cada um dos diplomas que entregamos representa uma vida transformada. Em mais de meio século de história, somos uma Universidade que acolhe, que abraça e sempre comprometida com a interiorização do ensino, promovendo a verdadeira democratização do ensino”, frisa.