Uern celebra entrega da primeira fase da Infovia Potiguar

Um sonho de anos começou a se tornar realidade nesta segunda-feira (8). O Rio Grande do Norte testemunhou um marco histórico com a inauguração da primeira fase da Infovia Potiguar pelo Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. O projeto, que implementa internet na rede básica de ensino público, instituições de ensino superior, hospitais de ensino e órgãos públicos, promete uma revolução na conectividade no RN.

Durante a solenidade o ministro destacou a importância da Infovia Potiguar para a inclusão digital das comunidades mais carentes. Ele destacou ainda a importância da Infovia Potiguar para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico do estado. “A Infovia Potiguar representa um avanço significativo para as instituições de ensino do Rio Grande do Norte. Estamos comprometidos em garantir uma conectividade de qualidade para que estudantes e professores possam realizar suas atividades com eficiência e aproveitar ao máximo os recursos digitais disponíveis”, afirmou o ministro.

Ministro Juscelino Filho afirmou que a Infovia Potiguar representa um avanço significativo para as instituições de ensino do RN (Foto: Luziária Machado)

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) será uma das instituições beneficiadas nesta primeira fase do projeto. Inicialmente, os campi de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros serão contemplados com a conexão de alta velocidade proporcionada pela Infovia Potiguar. Nas próximas etapas serão contemplados os campi de Assú e Patu, garantindo uma conectividade de qualidade em toda a instituição.

Com a implementação da Infovia Potiguar, a Uern dá um importante passo em direção à modernização de sua infraestrutura de conectividade e à melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

Além dos benefícios diretos para o ensino, a melhoria na infraestrutura de internet também terá um impacto positivo nas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pela Uern.

A reitora Cicília Maia ao lado da governadora Fátima Bezerra e do ministro Juscelino Filho (Foto: Sandro Menezes)

A reitora da Uern, Cicília Maia, expressou sua satisfação com os benefícios trazidos pela Infovia Potiguar. “A oferta de internet de qualidade é essencial para o pleno funcionamento das atividades acadêmicas em nossos campi. Com a chegada da Infovia Potiguar, estamos mais próximos de superar esse desafio e proporcionar uma experiência de aprendizado mais eficiente e produtiva para nossa comunidade acadêmica. A conexão de alta velocidade proporcionada pela Infovia impulsionará nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o papel da universidade no desenvolvimento regional”, declarou a reitora.

A governadora Fátima Bezerra celebrou a entrega da primeira fase da Infovia. “A Infovia Potiguar já chegou. Hoje estamos entregando para a população do Rio Grande do Norte, 54% de conectividade, e precisamos registrar, para além da Reta Tabajara”, destacou a governadora.

Acompanharam a reitora Cicília Maia, o vice-reitor Chico Dantas e o diretor de redes e telecomunicações da Uern, André Pedro Fernandes.

A Infovia Potiguar também irá disponibilizar wi-fi público em praças de diversas cidades. Em Mossoró, por exemplo, as praças da Redenção e do Rotary já estão equipadas com acesso à internet. O projeto também contemplará cidades como Ceará Mirim, João Câmara, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros.

Professor André Pedro, vice-reitor Chico Dantas, reitora Cicília Maia; presidente da RNP, Nelson Simões; e o reitor da UFRN, Daniel Diniz (Foto: Luziária Machado)